PMMA promove o 1º Curso Básico de Inteligência no Maranhão

PMMA 1

A Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE) órgão subordinado diretamente ao Comandante Geral, responsável pelas ações de Inteligência e Contrainteligência da PMMA trabalha com o intuito de fornecer embasamento em nível estratégico às tomadas de decisões do Comandante Geral desta corporação, como previsto na Lei Estadual nº 10.131 de 30 de julho de 2014.

Buscando a implementação da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP) nas unidades policiais desta instituição a DIAE por meio da Diretoria de Ensino, e com a devida autorização do Sr. Comandante Geral, planejou o 1º Curso Básico de Inteligência, com o intuito de capacitar, nivelar e padronizar procedimentos atinentes à atividade de Inteligência realizados pelos agentes e por suas Agências Locais.

Vale ressaltar ainda, que 07 (sete) agentes de inteligência desta Diretoria foram enviados às coirmãs nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Bahia para participarem de cursos, congressos e eventos na área de Inteligência.

Seguindo o planejamento, o curso foi realizado no mês de maio do corrente ano na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em São Luís, e contou com a participação de 43 alunos, dentre oficiais e praças e 1 policial civil, bem como teve a participação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e do Professor Raimundo TEIXEIRA de Araújo, instrutor da Academia de Polícia Militar e de cursos na área de Inteligência.

Diante deste cenário, a partir do mês de julho o curso foi estendido aos policiais militares do interior do estado. A primeira etapa contou com a participação de 41 alunos sendo realizado nos seguintes polos:

– Caxias (2º BPM), no período de 31 de julho a 02 de agosto, o qual abrangeu também as cidades de Timon (11º BPM) e Codó (17º BPM);

– Itapecuru (8ª CI), no período de 03 a 5 de agosto, que abrangeu as cidades de Chapadinha (16º BPM), Rosário (7ª CI) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

As demais etapas do curso serão realizadas nos polos de: 

– Pindaré (7º BPM) que abrange as cidades de Zé Doca (12ª CI), Buriticupu (14ª CI), Viana (13ª CI) e Bacabal (15º BPM);

– Presidente Dutra (18º BPM) que abrange as cidades de Pedreiras (19º BPM), Barra do Corda (5º BPM), Colinas (1ª CI) e Grajaú (15ª CI);

– Imperatriz (3º BPM e 14º BPM) que abrange as cidades de Açailândia (5ª CI), João Lisboa (2º EPMONT), Estreito (12º BPM) e Amarante (3ª CI);

– Balsas (4º BPM) e São João dos Patos (6ª CI) e,

– Pinheiro (10º BPM) e Mirinzal (2ª CI).

Untitled-1