PMMA realiza II Curso de Ações Táticas Especiais

PMMA 1

 

A Polícia Militar do Maranhão realizou, nesta terça (30), a aula inaugural do II Curso de Ações Táticas Especiais (CATE). O evento aconteceu às 9h, no Quartel do Comando Geral, localizado no Calhau.

DSC 1726

Para o coronel Frederico Pereira, comandante geral da PMMA, o curso é de vital importância para capacitar o militar para enfretamento das ações criminosas. “Ao final do curso os policiais estão muito bem preparados e capacitados para atuarem em situações que exijam elevado grau de eficiência e uma intervenção mais técnica”, disse o oficial.

DSC 1729

Jeferson Portela, secretário de segurança pública, garantiu todo apoio curso e mencionou a importância da formação continuada dos policiais militares. Além disso, colocou a secretaria à disposição para apoiar as ações de segurança desenvolvida pela PMMA.

DSC 1733

CATE

O II Curso de Ações Táticas Especiais tem a duração de 67 dias, 33 alunos estão matriculados, sendo um policial militar de Tocantins, um guarda municipal e um agente penitenciário, os outros 30 são policiais militares do Maranhão. Com o objetivo de capacitar policiais militares para o desempenho de missões que exijam especializações e doutrinas relativas às atividades de Ações Táticas Especiais, o curso é uma das ações de capacitação continuada da Diretoria de Ensino da PMMA e é realizado por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE). 

No curso, os policiais serão treinados para enfrentar situações de alta complexidade, tais como: gerenciamento de crises, segurança de dignitários, mergulho, salvamentos aquático e em altura, atividades de resgate de reféns, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais e atividades de alto risco em zonas urbanas, rurais e de selva. Além dos treinamentos citados, o curso conta também com instruções de tiro de precisão, operações rurais, operações de assalto tático, operações aéreas, intervenção em presídios, ocorrências com explosivos e outras.

DSC 1736