PMMA realiza solenidade alusiva ao Dia da Bandeira

1

A Polícia Militar do Maranhão realizou hoje (19), a solenidade alusiva ao dia da Bandeira Nacional. A formatura aconteceu às 12 horas, no pátio externo do Quartel do Comando Geral e contou com a presença de oficiais e praças da corporação.

A Bandeira Nacional, símbolo mais expressivo do nosso país representa o próprio sentimento pátrio, materializando nas suas cores as riquezas do País e a nobreza dos cidadãos brasileiros, devendo ser exaltada em todos os momentos, por tudo isto se reserva um dia especial para reverenciá-la e também para a despedida solene daquelas que tremularam representando a nossa pátria. Portanto, a PMMA, por dever, obrigação e admiração, prestará justa homenagem ao Pavilhão Nacional.

2

Durante a solenidade foi realizada a incineração das bandeiras inservíveis, conforme prescrevem os regulamentos militares. Logo após esse momento, a tropa desfilou em continência à Bandeira do Brasil.

 

Saiba mais

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.

A Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação. O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas que representam os estados e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada. O dia 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889, logo após a Proclamação da República.