PMMA REALIZA SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA SEDE DO 1º BATALHÃO ESCOLAR DA POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar do Maranhão realizou na tarde desta sexta-feira (24) a inauguração da sede do 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar (1º BEPM). O evento realizou-se na nova sede do Batalhão localizada na Rua Carlos Macieira no bairro do São Francisco e contou com presença de autoridades civis e militares.

 

Estiveram presentes: o Secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela; o Comandante Geral da PMMA, coronel Ismael de Sousa Fonsêca; o Subcomandante Geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro; o Subchefe do Estado Maior Geral da PMMA, coronel Eurico Alves; a Comandante de Segurança Comunitária da PMMA, coronel Augusta de Andrade; a Deputada Estadual, Helena Duailibe; o Deputado Estadual Antonio Pereira; o Promotor de Defesa da Educação, Paulo Avelar; o Secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso, representando a Secretaria de Estado da Educação; o Secretário  Municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro; o Comandante do 1º Batalhão Escolar da PMMA (1º BEPM), tenente coronel José Maria Aires Neto; a Diretora da Escola C.E. Desembargador Sarney, Rosana Gomes Mendes; os Comandantes de Áreas da PMMA, os Comandantes de Unidades da PM, além de oficiais e praças da corporação e sociedade civil organizada.

O Policiamento Comunitário Escolar foi instituído no Maranhão a partir do Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape), iniciado no ano de 1998 por meio de convênio firmado entre a Polícia Militar do Maranhão e a Secretaria de Estado da Educação. Em 2016, o Geape passou a ser identificado como Ronda Escolar, sendo sua coordenação estadual exercida pelo Comandante do Comando de Segurança Comunitária (CSC), comandado pela coronel PM Maria Augusta de Andrade Ribeiro.

Essa modalidade de policiamento atua no atendimento à comunidade escolar por meio de ações preventivas, ostensivas e educacionais, utilizando estratégia organizacional de polícia comunitária, com engajamento do policial militar especializado no cotidiano da comunidade escolar. Essa interação da polícia com a comunidade resulta no trabalho que facilita identificar, priorizar e resolver os problemas vivenciados nesse contexto, tais como a violência, o uso de substâncias entorpecentes, tráfico de drogas, bullyng, abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros.

A Comandante de Segurança Comunitária da PMMA, coronel Maria Augusta de Andrade Ribeiro, falou sobre a importância desta conquista para a instituição e o Estado. “Hoje entregamos à região metropolitana o 1º Batalhão Escolar criado por meio do Governo do Estado em 2018. Estamos muito felizes com a inauguração desta sede do 1º BEPM, pois é uma grande conquista da Polícia Militar e do Comando de Segurança Comunitária. Parabenizamos toda a equipe do Batalhão Escolar, ao tenente coronel José Maria Aires Neto que assumiu o comando do Batalhão Escolar”. Afirmou a oficial.

O Secretário de Estado da Segurança, Jeferson Portela, parabenizou o comando da Polícia Militar do Maranhão afirmou a importância deste momento para a proteção da educação do nosso Estado. “Essa aliança, professores, advogados, delegados, deputados, policiais militares, sociedade civil organizada, nós vamos construir juntos as bases para um futuro melhor para todas as gerações do Maranhão, a de hoje e as que virão”. O secretário encerrou sua fala agradecendo a presença de todos.

Após os discursos, as autoridades e todos os presentes seguiram para prestigiar o descerramento da placa de inauguração do 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar.