PM’s da 15ª Companhia participam de ação preventiva de saúde em Grajaú

Tendo por base o Art. 196º da CF/88 e o Atr. 2º da lei Orgânica 8.080/90 que definem que as ações e serviços de saúde devem ser de promoção, proteção e recuperação, a Secretaria Municipal de Saúde de Grajaú (SEMUS) atendendo solicitação do Comandante da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Carlos Alexandre Arouche da Silva, através da coordenação do Programa Saúde do Trabalhador juntamente com a equipe do Circuito + Saúde, realizou nesta sexta-feira (2), ação preventiva em saúde do trabalhador nas dependências do Quartel da PM de Grajaú. O objetivo foi sensibilizar os policiais militares e orientá-los quanto à prevenção de doenças e a promoção da saúde.

3

Durante a ação, além de uma palestra realizada por profissionais do SAMU, foram realizados serviços como, teste rápido (HIV), de glicemia, vacinação, aferição da pressão arterial (PA), orientação nutricional, entre outros. Além de promover a saúde, o evento buscou levar conhecimento acerca da saúde dos policiais da 15ª CI.

Os resultados de uma pesquisa em saúde, realizada em 2015 pelo Cabo PM Weslei Melo da Silva, Bacharel em Enfermagem e lotado na 15ªCI, mostraram que existem várias situações de saúde e doença que surgem em consequência da atividade laboral desempenhada por esses profissionais. Entre elas o sobrepeso, presente nos policiais militares da 15ª CI, participantes da pesquisa.

Para o comandante da Unidade, a participação da instituição na promoção da saúde, assim como, no desenvolvimento de uma vida mais saudável aos seus policiais militares é indispensável. Com isso espera-se que ações desse tipo melhorem a qualidade da saúde, o bom desempenho das atividades, diminuindo as baixas e melhorando, por conseguinte, os serviços prestados à sociedade.

1   2