Polícia Militar homenageia soldados e recebe visita de crianças no Dia do Soldado

Logomarca PM

Com o tema “Somos todos Soldados”, a Polícia Militar do Maranhão promoveu, nesta terça-feira (25), uma grande solenidade em comemoração ao Dia do Soldado. Para comemorar a data, o comando geral da instituição abriu as portas do quartel para receber crianças e alunos de varias escolas públicas, privadas e comunitária da região metropolitana. No Dia do Soldado, mais de 600 crianças visitaram as instalações do Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau e conheceram, de perto, a rotina dentro do quartel. Além da presença das crianças, os soldados que compõem a corporação participaram de sorteios, como parte das homenagens. Durante toda a semana, diversas escolas estão com visitas agendadas ao quartel.
01
“Hoje é um dia especial nas corporações militares do Brasil e principalmente na Polícia Militar do Maranhão. É aqui que materializamos os feitos históricos relembrando, portanto, o que nos foi deixado ao longo dos anos. Nossa mensagem de hoje aos soldados e todos que compõem a Polícia Militar é de gratidão, por aquilo que cada homem e mulher de bem tem feito, não só no campo operacional, mas também no campo social e pelos objetivos consolidados. Continuaremos buscando a excelência na prestação do nosso serviço que é, acima de tudo, proteger as famílias maranhenses”, parabenizou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves.

Apresentações

No início das apresentações, os alunos puderam participar da Formatura Geral. Na ocasião, o 1º Esquadrão de Polícia Montada (EpMont), cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), oficiais do Estado Maior e representações motorizadas do 1º, 6º, 8º,9º, 13º, 21º e Batalhão de Choque (BpChoque) desfilaram e foram aplaudidos pelas crianças e pela comunidade que prestigiava a solenidade em comemoração ao dia do Soldado.
 
Dando continuidade a programação, foram apresentadas as ações do Centro Tático Aéreo (CTA), que, no stand montado, apresentou um dos equipamentos utilizados no  salvamento aquático, o pulsar. O equipamento tem um formato de um cesto e serve para içar as vítimas/náufragos durante os salvamentos. Os integrantes do CTA demonstraram, ainda, as ações feitas durante um rapel. Neste tipo de atividades, as equipes descem no helicóptero em movimento simulando uma operação policial em locais de difícil acesso, como encontrar plantação de maconha em meio de floresta ou áreas de mata fechada.

Já o Canil, subordinado ao Batalhão de Choque (BpChoque), exibiu os cães adestrados da PM mostrando as técnicas de guarda e proteção, no qual o cão é treinado para agir durante as intervenções.

Ainda durante o evento, os alunos conheceram o Centro Integrado de Assistência Médica  e Social (CIAMS) e o Centro Odontológico. A equoterapia também fez apresentações das ações desenvolvidas na unidade. As crianças puderam ver de perto os cavalos utilizados no policiamento montado que é feito nas ruas de São Luis.
02
A estudante Ana Luiza Chagas, 10 anos,  lembrou a importância do soldado na sociedade. “ O soldado é muito importante para proteger o nosso país e todas pessoas. Gostei dos cães e de ver o helicóptero de perto. Foi muito bom vim ao quartel”, disse a aluna do 4º ano, do Instituto Educacional Menino Jesus de Praga (IEMJ), do bairro do Anjo da Guarda.

A professora Roseane Diniz, do IEMJ, explicou a importância da visita para o processo de formação educacional dos alunos. “ Trouxemos os alunos para que eles pudessem conhecer e sentir como é o trabalho da polícia. Muitos conheciam apenas pela TV e estão encantados. Tenho certeza que foi um aprendizado gratificante para todos , tanto para os alunos como para os professores”, comentou a educadora.

Homenagens

Foram sorteadas duas bicicletas, três televisores de plasma, além de notebooks e outros objetos para os policiais militares. Simultaneamente, os Batalhões e Companhia Independente do Interior, também, realizaram solenidade em comemoração ao dia do Soldado.
03
“Estou muito feliz pelo sorteio e por esse momento criado pela corporação. Hoje temos uma melhora dos oficiais em relação aos praças. Vamos sempre trabalhar para que nós possamos ter uma sociedade ainda melhor”, disse o 3ª sargento Carlos Magno Costa.

Ao final do dia de atividades, cada aluno recebeu uma revista em quadrinhos para colorir com desenhos de soldados.