Polícia Militar inicia segunda turma do Curso de Formação de Soldados

logo 179 p

Como parte das ações do Governo Flávio Dino para recompor os efetivos do Sistema de Segurança Pública, foi iniciado, nesta quarta-feira (9), a 2ª Turma do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar 2015 (CFSD PMMA). A aula inaugural ocorreu, no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), na Cohama, em São Luís e reuniu diversas autoridades, entre elas, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela e o comandante geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves. Estão iniciando a segunda turma 439 alunos em São Luís. Além de São Luís, o Curso acontece nos polos de Caxias, Imperatriz, Pindaré, Pinheiro e Presidente Dutra, totalizando 878 alunos em todo o estado que inicia esta segunda etapa.
“ O início de mais essa turma é mais uma prova da preocupação do governador Flávio Dino com a Segurança Pública. Temos reuniões ordinariamente de todo o Sistema de Segurança  com o governador Flávio Dino, nas quais apresentamos dados e definirmos de forma conjunta, as ações que serão executadas. A novos alunos sintam-se vitoriosos, pois  vocês superaram várias etapas. É um prazer para o Estado poder recebê-los como alunos do Curso de Formação de Soldados da PMMA. Sejam fortes, porque a tarefa é árdua, mas satisfatória em poder servir toda a sociedade”,  disse o secretário de Segurança Pública,  Jefferson Portela  dando as boas vindas aos novos alunos.

Formação

O curso tem duração de oito meses. As aulas acontecem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e será constituído por uma média de 38 disciplinas. Durante o CFSD, os alunos são submetidos a avaliações teóricas e práticas de caráter eliminatório e classificatório. Além das disciplinas técnicas da atividade policial e direito, a grade curricular terá disciplinas como resgate e pronto-socorro, libras e de direitos humanos, além de princípios de cidadania com base na filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, esta etapa do processo de formação apresenta um importante diferencial. “Iniciamos mais uma etapa do que foi anunciado pelo governador Flávio Dino no seu primeiro dia de governo que foi recompor o efetivo das forças de segurança. Com mais essa segunda turma que se inicia, temos agora 1322 alunos que estão sendo treinados no curso de soldados. Temos a total convicção de que investimentos na Segurança Pública vão gerar bons resultados”, afirmou o coronel Alves.

Ainda de acordo com o comandante geral, ainda este semestre os alunos da primeira turma já estarão nas ruas reforçando o policiamento. O coronel Alves destacou ainda que o curso de formação possibilita ao candidato ao cargo de soldado PM, a qualificação técnica necessária para a execução das múltiplas atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio dos tipos, modalidades e processos de policiamento, previstos nas constituições federal/estadual e legislações/atos normativos vigentes.

O CFSD é efetuado em regime de dedicação exclusiva, em período integral, incluindo atividades noturnas, além dos feriados e finais de semana, quando necessário.  Um dos pontos diferencial desta turma é a descentralização da formação dos novos soldados.

Palestra

07A aula inaugural foi ministrada pelo professor doutorando Carlos Alberto Maranhão que falou sobre “A importância da Ética na Gestão de Segurança Pública”.  O palestrante é  doutorando em gestão pública. Atualmente, Carlos Alberto exerce o cargo de assessor especial da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Maranhão abordou os conceitos  de estado descrevendo as definições nos campos sociológico e político. O palestrante destacou ainda a  composição do estado na administração pública ressaltando que a ética na gestão pública está diretamente relacionada com a conduta dos funcionários que ocupam cargos públicos.

Expectativa

Wanderly Salomão, um dos novos alunos do Curso de Formação, falou a expectativa em poder, após a conclusão do CFSD, integrar os quadros da Polícia Militar. “ Estou vivendo um momento único. É uma realização pessoal ser um policial militar e ter a possibilidade de proteger as pessoas e as famílias. Irei me dedicar as aulas e ser um dos melhores policiais militares do Maranhão”,  pontuou o aluno.

Estiveram presentes ainda, os coronéis Antônio Roberto dos Santos Silva e Odair dos Santos,  diretor de Ensino da Polícia Militar e comandante de Segurança Comunitária, respectivamente; o tenente-coronel  Auceri Becker, comandante do Centro de Formação de Soldados da PMMA; o deputado estadual Cabo Campos, o tenente-coronel Celso Alves, representando o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto; professor Láercio Marques, representando o reitor da UEMA, Gustavo Pereira,  tenente Garcia, representando o 24º BIL, além de representantes da Secretaria de Estado de Esportes,  autoridades civis, alunos e familiares.