Polícia Militar instala posto avançado na Praça Deodoro

9bpm

As ações de segurança realizadas pela  Polícia Militar na região centro comercial de São Luís-MA contam mais uma ferramenta. Está em funcionamento desde o sábado (12), um posto avançado da PM na Praça Deodoro. Além do posto avançado, o ônibus do Comando Móvel, equipado com câmeras de videomonitoramento foi instalado na praça João Lisboa. As medidas fazem parte da Operação Natal Seguro.

Com o posto avançado na Praça Deodoro, uma patrulha de policiais militares permanece fixa no local atendendo a população que circula pelo centro da capital e ainda vai auxiliar as equipes que estão no policiamento a pé nas vias da Rua Grande, da Paz, Santana e as que estão no Mercado Central. Além destes pontos, a PM reforçou as ações nas áreas próximas aos shoppings do Renascença, Ipase e Turu e ainda nos bairros da Cohab e  João Paulo.

“O posto avançado da PM é mais ponto de apoio, onde a população pode procurar e sempre terá um policial militar para atender a ocorrência. Montamos um planejamento a fim de que nenhum consumidor, que decidir realizar suas compras de  natal e ano novo, possa fazer com total tranquilidade”, detalhou a tenente-coronel Augusta Andrade, chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Área Metropolitano I.
 
Reforço – O efetivo empregado nas ações no centro comercial foi reforçado. Neste sábado (12) e domingo (13), dias de maior movimentação das lojas, mais 140 homens do 9º BPM com apoio de cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e de alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD), que estão em estágio supervisionado, estão distribuídos nas patrulhas.

As patrulhas, de acordo com o major  Renato Abrantes, comandante do 9º BPM em exercício, contam com a coordenação de um oficial que acompanha de perto toda a execução do planejamento montado para a Operação Natal Seguro.

Ainda de acordo com o major Renato, os policiais militares realizam rondas permanentes, ainda, nas paradas de ônibus e nas praças no entorno da região central da cidade. Incursões em bairros com abordagens a pessoas, barreiras de contenção, estabelecimentos comerciais, também, estão entre os pontos do planejamento estratégico de trabalho.

Já para os cinco Terminais de Integração (Praia Grande, São Cristovão, Cohama, Distrito Industrial e Cohab), os Comandos do Policiamento de Áreas Metropolitano I, II e III  continuam realizando a Operação Transporte Seguro e destinando policiais que ficarão em locais fixos impedindo ações de vândalos e abordando pessoas com atitudes suspeitas e realizando revistas.

Cartilha – Uma cartilha educativa foi confeccionada pelo comando do 9º BPM para orientar a população e dá dicas sobre como não ser alvo de furtos ou roubos. No material educativo, a PMMA informa aos cidadãos como agir com prevenção ao ir ao banco, estacionar o veículo e transitar nas ruas. A PMMA alerta, que caso algum cidadão seja vítima de algum delito deve imediatamente procurar um policial militar que estará próximo e comunicar o fato.

1