Polícia Militar realiza blitz educativa na Litorânea

cprv

A Companhia de Polícia Militar Rodoviária (CPRv) realizou, no fim da tarde desta terça-feira (22), uma blitz educativa na Avenida Litorânea.  A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito, promovida anualmente em todo o país, entre os dias 18 e 25 de setembro. A Semana de Trânsito é uma das principais estratégias adotadas pela Organização Mundial da Saúde para reduzir os altos índices de acidentes automobilísticos em todo o mundo.

Durante toda a blitz, policiais militares da CPRv orientavam motoristas e pedestres da importância de uma direção segura sem a ingestão de bebidas alcoólicas, bem como dos perigos de uso de celular ao volante. Na ocasião foi entregue uma cartilha contendo informações sobre a Operação Lei Seca. No material, motoristas sabiam a função de cada órgão na execução da operação (Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e  ICRIM), além de conhecer a caracterização da infração no âmbito administrativo e criminal e ter acesso, também, aos resultados de números de carros e habilitações apreendidas nas operações.

“Nós acreditamos que o melhor mecanismo para se evitar acidentes é a prevenção. Os condutores/motoristas precisam compreender a gravidade de se ingerir bebida alcoólica e dirigir em seguida. Com a prevenção evitaremos problemas nas fiscalizações”, comentou o major Augusto Magalhães, comandante da CPRv.

O oficial da PM lembrou ainda que as ações de fiscalizações realizadas pelaPolícia Militar é para evitar que o condutor ao ingerir bebida alcoólica coloque em risco sua própria vida e a de outras cidadãos. “ São ações  em prol de segurança  coletiva e de um trânsito seguro”, completou o major Magalhães.

A publicitária, Tavany Serra, de 27 anos,ao ser parada na blitz destacou a importância da iniciativa da PM. “ É fundamental  ter ações como esta, pois impedi que  motoristas cometam imprudências. Nós, condutores, precisamos se conscientizar do nosso papel no trânsito”,  disse.

Além da blitz educativa, a CPRv realiza, periodicamente, nos outros dias, um trabalho de fiscalização do licenciamento do veículo e as condições psicomotoras dos condutores e ainda a condição de trafegabilidade dos carros.

01