Polícia Militar realiza grande ação de doação de sangue

logo 179 p

Um dia inteiro de boa ação e salvando vidas. Esse foi o ensinamento repassado aos alunos que participam do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, nesta quarta-feira (15), durante a grande ação de doação de sangue. Os novos militares, que vão integrar as ações de patrulhamento nas ruas já a partir do segundo semestre deste ano, fizeram uma ação de cidadania. A campanha intitulada “CFAP dando sangue por você”, que ocorreu nas dependências do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Maranhão (CFAP), no km 02 da BR-135, bairro do Tirirical, em São Luís, contou ainda com  o apoio da 5ª Seção do Estado Maior Geral (EMG), da Corporação  e do Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), órgão ligado a Secretaria de Estado de Saúde.

A iniciativa do comando do CFAP visa abastecer o estoque sanguíneo do Hemomar para atender ao público civil em geral e criar também um banco de sangue para policiais militares e seus familiares, que ficará sob direcionamento da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio da seção de Relações Públicas.
01
O coronel Marco Antônio Alves, comandante geral da Polícia Militar, que acompanhou de perto a iniciativa dos alunos do curso de formação, destacou a importância desse tipo de atitude. “Esta é uma campanha que realizamos anualmente e é mais uma forma da PM atuar de forma solidária, além de favorecer o banco de sangue do Hemomar, que é extremamente importante na nossa cidade.  Esta campanha é  a consolidação de um grande projeto da PM, por meio do CFAP”, disse o coronel ressaltando a importância do ato de solidariedade humana.
 02
A meta da campanha do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMA é dar continuidade as ações sociais já realizadas pelo órgão, que beneficiam moradores dos bairros Vila Itamar, Vila Funil, São Raimundo e Tibiri, localizados no entorno da sede.

Um dos alunos, Robert Henrique, que estava doando pela primeira vez contou sua felicidade em poder doar o sangue para salvar uma vida. “Eu analiso como uma atitude de ajudar o próximo e pode ser que algum dia eu próprio precise. Doando sangue, estou doando vida. Pretendo fazer dessa atitude agora uma rotina”, comentou o aluno do CFAP.

Parceria Importante

A coordenadora de Coleta Externa do Hemomar, Valma Costa,  destacou a importância da parceria com a Polícia Militar para aquisição de novas bolsas de sangue para o Centro. “É uma atitude muito importante dos novos soldados da Polícia Militar.  É valido destacar a necessidade desse tipo de parceria e afirmar que quanto maior o número de parcerias maior o número de bolsas de sangue para o atendimento da urgência. Estamos sempre  buscando este tipo de cooperação”, pontuou a coordenadora.
03
Durante a ação no CFAP foi montado um posto de coleta no auditório. Os voluntários que desejaram realizar a doação de sangue passaram pela triagem clinica e apresentaram boa saúde e está apto de acordo com os requisitos necessários para ser um doador.

Quem desejar doar sangue necessita ter entre 17 e 60 anos; aos menores de 16, só é permitido mediante o acompanhamento dos pais ou responsáveis para assinar o Termo de Compromisso; gozar de boa saúde; ter dormido bem no dia anterior a coleta e ter se alimentado. No dia da coleta é necessária ainda a apresentação de um documento com foto.  As doações de sangue também podem ser feitas no prédio do Hemomar, localizado na Jordoa, em São Luis.

04