Polícia Militar reforça ações de prevenção em áreas próximas das escolas

logo 179 p

A Polícia Militar já reforçou as ações nas áreas próximas a escolas na região metropolitana. A medida é para evitar o registro de novas ocorrências, como a registrada no bairro da Gancharia. Nesta segunda-feira (21), os comandantes da Ronda Escolar, do 1º BPM e do Comando de Policiamento de Área Metropolitano III (CPAM) se reuniram com a direção da UEB  Edson Luis de Lima Solto, na Gancharia. Ficou acordado que durante os horários de maior movimentação de alunos mais uma viatura vai reforçar as rondas na área. Além desta medida, o 1º BPM e a Ronda Escolar farão um ponto-base na porta escola inibindo a ação de criminosos. No mês de março, o Governo do Estado entregou cinco novas viaturas para o Ronda Escolar e ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
“Nossas ações serão reforçadas para que os alunos, pais e moradores desta região tenham tranquilidade e possam transitar sem risco de serem vítimas de alguma ação criminosa. A PM além da repressão vai realizar um trabalho preventivo dentro das escolas, impedindo assim que adolescentes possam ser atraídos pelo crime. Aliado  a isso, temos uma poderosa arma que é a integração com a comunidade”, pontuou o coronel Egídio Amaral, comandante do CPAM III.

Além da presença constante de uma viatura do Ronda Escolar, equipes do 1º BPM darão uma atenção maior às ações de repressão aos assaltos, furtos e homicídios em toda a região do Gancharia, área Itaqui Bacanga. Na região, o CPAM III tem deflagrado a operação Saturação coibindo crimes de toda natureza na área. As aulas serão retomadas a partir desta terça-feira (22). Uma viatura do Ronda Escolar permanecerá fixa na porta da escola.

Estiveram presentes ainda na reunião o tenente-coronel Ilmar Gomes, comandante do 1º BPM e delegado  Valter Wanderley, do 5º DP, além de professores e de representantes do sindicato da categoria.

Identificação

O coronel Egídio Amaral afirmou que os vândalos responsáveis pela depredação da escola já foram identificados pela polícia. Dois são adolescentes e alunos da escola. Um deles já foi apreendido e encaminhado ao distrito policial.

Ele lembrou, também, que o local não possui vigilância interna. Uma nova reunião foi realizada na tarde de segunda-feira (21) com representantes da prefeitura.

Ronda Escolar

A Ronda Escolar é operacionalizada por meio de rondas ostensivas e atendimento de ocorrências nas escolas e em seu entorno, a fim de garantir a segurança no ambiente escolar.  Além da Ronda Escolar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também realiza ações de prevenção com alunos.

O comandante da Ronda Escolar, tenente-coronel Jorge Antônio Araújo, lembrou da atuação da Ronda Escolar no combate e prevenção de crime nas áreas escolares. “ Temos reuniões periódicas com diretores de escola e com família dos estudantes. Nossas ações são sempre planejadas em conjunto com a participação de organismos sociais e voltadas não só para dentro da escola, mas para o entorno dos colégios, bem como até o ponto de ônibus”, explicou o oficial da PM. Atualmente, a  ronda escolar  beneficia mais de 160 escolas de 12 polos atendidos na Região Metropolitana de São Luís.