Polícia Militar reforça patrulhamento em toda a Região Metropolitana durante feriado

logo 179 p

Dois mil homens serão empregados pela Polícia Militar durante o todo o feriado de Independência em toda a região metropolitana. As ações começam a ser deflagradas já na sexta-feira (4) e se estende até a próxima terça-feira (8), data em que comemorado o aniversário de fundação de São Luís. O planejamento montando pelos Comandos de Área Metropolitano (CPAM) I, II e III cobrirá todos os eventos festivos, religiosos, artísticos, shows e áreas da orla marítima. As ações do policiamento ostensivo que são realizadas periodicamente nos bairros continuarão sendo executadas sem comprometimento do efetivo.
“A Polícia Militar estará  mobilizada para garantir que tenhamos um feriado tranquilo e com segurança. O planejamento foi montado levando em consideração as festividades em comemoração ao aniversário de São Luís sem deixar de garantir a segurança em todos os outros eventos espalhados pela cidade. Tanto o cidadão maranhense quanto o turista podem ter total certeza que a Polícia Militar vai estar atuando em todo o estado”, garantiu o coronel Marco Antônio Alves, comandante geral da Polícia Militar.

De acordo com o planejamento montado, as ações da PM foram distribuídas com base nos dados também do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que elencou os pontos com maior registro de criminalidade.  Além destes pontos, a PM destinou equipes para atuar no jogo do Sampaio contra o Náutico, na próxima terça-feira (8) e no desfile de 7 de Setembro, na Avenida Vitorino Freire.

“Nosso foco será continuar combatendo os homicídios e para isso vamos intensificar as ações de apreensão de armas e também de drogas. Vamos concentrar as ações também nos assaltos e diminuir significativamente os dados registrados”, pontou o coronel Pedro Ribeiro, do CPAM I.
Durante o feriado prolongado será empregado o policiamento nas modalidades a pé, por viaturas e montado.  O patrulhamento contará com equipes do 1º, 6º, 8º, 9º,13º e 21º BPM que estarão divididos em vários pontos da cidade fazendo o policiamento a pé e por viaturas. Equipes do Batalhão de Choque (BpChoque) e da Rotam, subordinados ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) também integrarão as ações a fim de garantir a segurança desde a sexta-feira até a terça-feira. Equipes do 1º  Esquadrão de Polícia Montado(EpMont) estarão também distribuídos em pontos estratégicos. O Centro Tático Aéreo (CTA) realizará o patrulhamento aéreo de toda a cidade. Além destas, a Companhia de Policiamento de Turismo (CpTur) realizará o patrulhamento em toda a orla marítima de São Luís.

Entradas e saídas de São Luís

Nas áreas de entradas e saídas de São Luís, o CPAM III intensificou o policiamento a fim de evitar que armas e drogas entrem na cidade. Um dos pontos que receberá reforço no patrulhamento e na Barreira da Estiva (entrada e saída de São Luís) e no Terminal da Ponta da Espera, de onde saem em cheguem os ferry boates vindo do baixada.

O coronel Egídio Amaral, do CPAM III, afirmou que os policiais militares estarão atentos nos horários de saída e chegadas dos ferrys a fim de impedir que nenhum suspeito entre com armas em São Luís. “ Será uma ação conjunta com as equipes do 10º BPM de Pinheiro que irão no Cujupe impedir que criminosos embarquem com armas ou escolha essa rota como fuga. No Terminal da Ponta da Espera e na Barreira da Estiva vamos estar atentos a todos que passaram por lá. Vamos realizar abordagens em carros e pessoas”, disse o coronel Egídio.

Aniversário de São Luís

O coronel Pedro Ribeiro, do CPAM I, garantiu que as comemorações na Praça Maria Aragão terão um reforço na segurança pela Polícia Militar. “ O 9º BPM, responsável pela área, já esta com o esquema de segurança todo montado. Homens a pé  e por viaturas do Grupo Tático Móvel (GTM) e equipes de motocicletas estarão no local garantindo as pessoas que se deslocarem até o local possa ir e voltar com tranquilidade. O Centro Tático Aéreo (CTA) também estará com ações neste dia”, afirmou o oficial da PM.

Festejo de São José de Ribamar e Expoema

Para o festejo de São José de Ribamar e Expoema o planejamento especial tem garantido a segurança e tranquilidade dos fieis durante as festas em comemoração ao padroeiro do Maranhão e aos visitantes da 59ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão. As homenagens ao santo se estendem até o dia  06 de setembro, na cidade balneária e a Expoema terminará na terça-feira, dia 08.  Na região, as ações da Polícia Militar estão sendo coordenadas pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano II (CPAM).

“Estamos trabalhando para prevenir o registro de qualquer incidência criminal. Estaremos atentos a qualquer infração cometida durante as duas festividades. A Polícia Militar não admitir excessos e nada que perturbe a ordem púbica”, garantiu o coronel Antônio Vieira de Aquino, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano II.