Polícia Militar reforça policiamento no centro comercial de Presidente Dutra

18bpm

As ações de patrulhamento e abordagens da Polícia Militar foram intensificadas em toda a cidade de Presidente Dutra. Responsável pelo policiamento, na região central do estado, o comando do 18º BPM tem trabalho com foco na inteligência policial e em ações operacionais, o que vem resultando em um combate mais efetivo as práticas criminosas em toda a região central do Maranhão. Dados estatísticos do 18º BPM apontam que, de janeiro ao início de junho deste ano, foram realizadas mais de 4800 abordagens. Destas ações, mais de 60 armas, sendo 55 revólveres e cinco facas, foram retiradas de circulação, o que resulta em uma redução do número de homicídios e roubos na cidade.

“Estamos intensificando o patrulhamento em toda a cidade de Presidente Dutra, com atenção especial ao centro comercial do município. Diariamente, deflagramos um policiamento  preventivo com abordagens em suspeitos a fim de evitar que registros de delitos como roubos e assaltos sejam registrados em qualquer parte da cidade”, disse o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Ivaldo Soares.

Do total de abordagens, apenas a pessoas, a PM realizou 2700. Além destas, 878 estabelecimentos foram revistados, veículos de passeio, motocicletas e caminhões também foram parados nas blitz montadas pela polícia militar. O intuito é apreender armas e drogas.

Outro dado que demonstra o trabalho de prevenção a crimes da Polícia Militar, entre eles, assaltos na cidade de Presidente Dutra e região, foram conduzidas 135 pessoas ao distrito policial, sendo que destas, 111 foram presas em flagrante. Uma destas prisões ocorreu, no último dia 16. Na ação foi detido Helder Araújo Oliveira por porte ilegal de arma de fogo.  No momento da abordagem, na Rua Antônio Piauí, no centro da cidade, as equipes da Força Tática, Rádio Patrulha e Equipe de Motocicleta, realizaram uma revista minuciosa no suspeito, onde foi encontrado com um revólver calibre 38, com quinze munições intactas.

Além de Helder, os policiais militares efetuaram a prisão de uma dupla suspeita de cometer diversos assaltos no centro da cidade, entre eles, a uma das lotéricas instaladas no centro comercial. Carlos Henrique Ferreira da Silva e Rodrigues Andrade de Almeida Nascimento foram autuados por assalto a mão armada e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com a polícia, a dupla cometeu o assalto utilizando uma motocicleta Honda Fan Preta. Eles foram autuados na 13ª Delegacia Regional de Presidente Dutra.

Inteligência Policial

Com foco no trabalho de inteligência policial, o Comando do 18º BPM já determinou que o Serviço de Inteligência do Batalhão realize rondas a fim de localizar o suspeito identificado nas imagens do circuito de uma loja no centro do município cometendo um assalto.

O comandante do 18º BPM lembrou ainda vem efetuando diversas prisões de assaltantes e apreendendo armas. “Dois suspeitos foram detidos por envolvimento nos assaltos a loja de celulares no centro da cidade. O crime ocorreu em abril de 2014 e dias depois prendemos os assaltantes, mas  por determinação judicial, hoje já estão em liberdade. Continuaremos impedido que criminosos cometam crimes em nossa região”, completou o oficial da Polícia Militar.

Além da identificação de criminosos, os policiais militares tem apreendido um grande número de objetos oriundos de roubo. Nas ações também são apreendidos drogas. Só este ano, foram apreendidos 308 objetos, entre celulares, carros e motocicletas. Nas apreensões de entorpecentes foram mais 11 kg de maconha, aproximadamente meio quilo de crack, além de 50 gramas de cocaína.

Trânsito

As ações da Polícia Militar são voltadas também para o trânsito. No período em analise foram lavrados 614 Autos de Infração de Trânsito (AIT). As infrações vão desde embriaguez ao volante, não licenciado, não possuir CNH, condutores sem capacete e por utilizar película irregular.