Polícia Militar reforça segurança no centro comercial no período Natalino

Logomarca PM

A Polícia Militar reforçou o policiamento em toda a região do centro comercial de São Luis a fim de garantir segurança e tranquilidade dos consumidores que forem às compras de natal e ano novo. O efetivo empregado, principalmente, nos finais de semana foi reforçado. As ações fazem parte da Operação Natal Seguro. Só no último fim de semana, quando a operação foi iniciada, mais de 140 homens do 9º BPM com apoio de cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e de alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) foram empregados no policiamento por dia. Além das lojas na Rua Grande, outros centros comerciais da região metropolitana também já contam com reforço policial. 

Os policiais militares que estão sendo empregados durante todo o mês de dezembro e início de janeiro na área da Rua Grande, da Paz, de Santana entre outras, estão distribuídos nas modalidades de policiamento a pé, por viaturas e por motocicletas. As patrulhas, de acordo com o major  Renato Abrantes, comandante do 9º BPM em exercício, contam com a coordenação de um oficial que acompanha de perto todo a execução do planejamento montado para a Operação Natal Seguro. 

Outra parte do efetivo será empregada em pontos estratégicos da cidade, como em locais próximos a shoppings. Na área central, a estratégia operacional é coordenada pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano I (CPAM) e executada pelo 9º BPM. 

“ Traçamos as estratégias a fim que o cidadão possa realizar suas compras com total tranquilidade. A Polícia Militar está investindo em mais estratégias e utilizando meios necessários para que nenhum cidadão seja vítima de algum delito. A população pode fazer suas compras porque a polícia militar estará atenta e próxima para atender qualquer ocorrência”, afirmou o major Renato Abrantes, comandante do 9º BPM em exercício.

 Novas estratégias- Além do aumento no efetivo, duas outras medidas foram adotadas pelo comando da Polícia Militar. Uma base comunitária será instalada na Praça Deodoro. A unidade policial será um ponto de apoio ao videomonitoramento e atenderá a população. Um ponto base, também, será montado na Rua da Paz. A entrega oficial destes pontos acontecerá, no próximo sábado, com a presença do comandante geral da PMMA e de coronéis e oficiais da PMMA. 

O planejamento contempla ainda as igrejas, onde o fluxo de fieis no período natalino também aumenta. Segundo a PMMA, policiais militares realizarão rondas permanentes, ainda, nas paradas de ônibus e nas praças no entorno da região central da cidade. Incursões em bairros com abordagens a pessoas, barreiras de contenção, estabelecimentos comerciais e casas noturnas também estão entre os pontos do planejamento estratégico de trabalho.

Operações – Visando garantir o fluxo normal nas vias de São Luis, a Polícia Militar desencadeará, ainda, as operações Lei Seca, que impedirá que motoristas possam dirigir após consumirem bebidas alcoólicas; Barreiras de Redução de Velocidade também serão montadas em todo o território municipal. Já para os cinco Terminais de Integração (Praia Grande, São Cristovão, Cohama, Distrito Industrial e Cohab), os Comandos do Policiamento de Áreas Metropolitano I, II e III  continuam realizando a Operação Transporte Seguro e destinando policiais que ficarão em locais fixos impedindo ações de vândalos e abordando pessoas com atitudes suspeitas e realizando revistas.

Cartilha- Uma cartilha educativa foi confeccionada pelo comando do 9º BPM para orientar a população e dá dicas sobre como não ser alvo de furtos ou roubos. No material educativo, a PMMA informa aos cidadãos como agir com prevenção ao ir ao banco, estacionar o veículo e transitar nas ruas. A PMMA alerta, que caso algum cidadão seja vítima de algum delito deve imediatamente procurar um policial militar que estará próximo e comunicar o fato.

 

TELEFONES IMPORTANTES

– Ciops: 190

– Corpo de Bombeiros:193

– Disque Denúncia: (98) 32235800 (capital) e 0300 313 5800 (interior)

– Samu: 192

Sem título-1

 

Sem título-2