Polícia Militar reforça segurança para o feriado de Nossa Senhora de Aparecida

Logomarca PM

 

A Polícia Militar  empregará durante o fim de semana e no feriado do dia 12, data em comemoração a aparição de Nossa Senhora de Aparecida, mais 1100 mil homens.  O policiamento contará com uma atenção especial para o transporte coletivo, evitando o registro de novas ocorrências, além de oferecer segurança a motoristas, cobradores e passageiros. Desde a última quinta-feira (7), equipes motorizadas da PM já realizam ponto- base em todos os terminais de integração da Praia Grande, Cohab, Cohama, Distrito Industrial e São Cristóvão.
 
01

As ações de patrulhamento contarão com o reforço dos alunos do Curso de Soldados (CFSd), do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que já estão realizando o estágio obrigatório para a sua formação. Durante a operação, cada aluno do CSFD é  orientado por um oficial, que acompanha o estágio, sobre os procedimentos de abordagem, ressaltando a importância da sua segurança e o tratamento para com os cidadãos.

“A Polícia Militar já estar preparada para garantir tranquilidade durante o fim de semana e ainda no feriado do dia 12. As equipes foram distribuídas de forma a atender todas as áreas, sem risco de prejuízo a nenhum local da cidade”, afirmou o comandante geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves.

Ônibus

Os Comandos de Policiamento de Áreas Metropolitanos I, II e III e o Comando de Policiamento Especializado (CPE) estarão deflagrando as Operações Catraca, Saturação, Corredor de Segurança e ainda Falção. As abordagens buscam apreender armas e localizar criminosos que agem no transporte coletivo.

“ Estaremos saturando todos os pontos da capital a fim de evitar que qualquer incidente ocorra. Todos os corredores de segurança estarão cobertos por alguma equipe da Polícia Militar”, garantiu o coronel Pedro Ribeiro, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano I.

Para a região de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, homens do 13º BPM, do CPAM II, fiscalizarão vans e microonibus, bem como carros de alugueis que circulam para esta parte da grande Ilha. Nestes locais, estará em andamento a operação Van Segura.

 02

Ainda durante todo o fim de semana, equipes do Centro Tático Aéreo (CTA)  farão o patrulhamento aéreo da grande ilha dando apoio as equipes terrestres no policiamento.

O patrulhamento será reforçado, também, nas entradas e saídas de São Luis, por conta do feriado prolongado,  com atenção especial a barreira na Estiva e nos horários de chegada e saída dos ferry Boates (Terminal da Ponta da Espera). No Cujupe, as equipes do 10º BPM(Pinheiro) também estarão atentas para evitar o embarque de armas e drogas e que criminosos utilizem esse caminho para se evadir.

Para as praias o policiamento também foi reforçado em toda a orla da capital com equipes da Companhia de Polícia de Turismo (CpTur), 8º BPM. Na área da Panaquatira, o 13º BPM deflagrará a Operação Panaquatira em Paz.

Além das operações destinadas ao transporte coletivo, a PM deflagrará operações Comandos Integrados, Ilha Segura,   Ação Presença e Viva em Paz.

Feriado de Nossa Senhora

Para as procissões em homenagem a padroeira do Brasil, a PM montou um planejamento especial. No sábado (10), durante a procissão da Luz, equipes motorizadas e a pé acompanharão os fieis durante a caminhada.

Já no domingo (11), durante o Círio de Nazaré, o policiamento será dobrado. Desde a concentração, às 15h, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) policiais militares já estarão no local garantindo a segurança dos fieis. Além do policiamento rotineiro das viaturas do Ronda da Comunidade, a PM atuará nas modalidades a pé, montada com equipes do 1º Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) e motorizados. O CTA acompanhará toda a procissão que terá como destino a Igreja Nossa Senhora  de Nazaré, no Cohatrac.

03