Policiais militares concluem I Curso de Operações Táticas Ambientais (COTAM)

DSC 2245No início da noite de terça-feira (13), a Polícia Militar do Maranhão realizou a solenidade de encerramento do I Curso de Operações Táticas Ambientais (COTAM). A cerimônia aconteceu no pátio externo do Quartel do Comando Geral da Corporação, no Calhau. A turma contou com 31 formandos, destes, 26 policiais da capital e cinco do interior do Estado.
 
Durante a solenidade os três primeiros colocados cabo Daylon (1º), soldado Phelipe (2º) e tenente Ribamar (3º)} foram homenageados com placas e certificados. O tenente coronel Ventura por se destacar no curso também foi homenageado. A primeira turma do COTAM leva o nome do aspirante do Exército Brasileiro, Anderson de Oliveira Macedo Silva, in memorian, filho do sargento Odilon Sousa, um dos instrutores do curso.
 
Para a tenente coronel Edilene Soares, comandante do Batalhão Ambiental (BPA), a segurança pública do Maranhão conta agora com grande reforço no policiamento operacional. “Foram mais de trinta dias de treinamento e capacitação na área de fiscalização e policiamento de ilícitos ambientais em todo o Estado, contabilizando 350 (trezentas e cinquenta) horas-aulas, em turno integral”, disse a oficial.

 Os policiais receberam instruções na Base da Companhia de Operações Especiais – COE, no Centro de Triagem de Animais Silvestre – CETAS, Quartel do Batalhão de Choque e no Quartel do Batalhão de Polícia Ambiental-BPA.
Com aulas práticas e teóricas, os alunos foram submetidos a várias disciplinas, entre elas, tiro tático, SQB (Combate de Ambiente Confinado), técnica de abordagem, tiro pessoal, ações antibomba, operações policiais especiais, primeiros socorros, Combate a Incêndios Florestais, Legislação Ambientais, Técnicas de Armadilhas, Lavraturas de Autos e Termos, Tudo com a finalidade de qualificar o agente de segurança no combate aos ilícitos ambientais, que destroem os recursos naturais mantenedores da vida.

O diretor de Ensino da Corporação, coronel Laércio Ozório Bueno, agradeceu o apoio do Comando da PM e parabenizou os formandos e seus familiares pela confiança. “Estamos com vários cursos em andamento, em todos temos o cuidado e o zelo de oferecer o melhor para os nossos policiais”, pontuou o coronel.
 “Uma instituição que se capacita, se aperfeiçoa e investe em educação. Essa é a nossa polícia militar hoje! É algo que nos dá muita alegria, pois só por meio da educação e atualização do conhecimento se consegue avançar profissionalmente”, disse o comandante  geral da PM, coronel Frederico Pereira.
 
O gestor da Instituição lembrou dos investimentos do governo do Estado na área de segurança com destaque a educação por meio de vários cursos voltados a qualificação profissional. Finalizou parabenizando os formados e seus familiares, bem como toda equipe que esteve a frente do I COTAM.
 Participaram do evento, coronéis do alto comando da PM, comandante de unidades, representantes do Ministério Público, da Secretaria do Meio Ambiente, da Alumar, Vale, Eletronorte, Corpo de Bombeiros e 24º Batalhão de Infantaria Leve, além dos convidados e familiares dos formandos.

DSC 2181   

DSC 2226