Policiais Militares do 6º BPM participam de treinamento para atuarem no Ronda Escolar

6bpm 2

Expandido as ações de atuação do Ronda Escolar, um grupo de policiais militares do 6º BPM participou, na última segunda-feira (26), de um treinamento com representantes da Promotoria de Justiça Especializada na defesa da Educação. A capacitação foi coordenada e proferida pelo promotor Paulo Silvestre Avelar e ocorreu no auditório do Ministério Público. Ao todo participaram seis policiais militares lotados no 6º BPM. O comandante do 6º BPM, tenente-coronel Aritanã Lisboa, também, participou do treinamento.

01

Durante a capacitação, os policiais militares tiveram acesso a orientações de como conduzir o policiamento nas escolas e no entorno, pois com o crescimento da violência na sociedade existe um reflexo no ambiente escolar, onde os malefícios são ainda maiores, por ser um espaço de aglutinação de pessoas  ainda em processo de formação de sua maturidade.

O comandante do 6º BPM agradeceu o apoio e disse que vai atuar em comum acordo com o trabalho pioneiro desenvolvido pelo Centro de Segurança Comunitária (CSC), que já realiza o patrulhamento com a Ronda Escolar na região metropolitana. “ Já estamos intensificando o patrulhamento, porém iremos contar apenas com um diferencial que é a partir de agora  direcionar um efetivo maior do 6º BPM para atuar especificamente nas 76 escolas que estão na área de cobertura e abrangência do batalhão. Intensificaremos com rondas diárias,  palestras para alunos e país e também abordagens nas proximidades das escolas”, pontuou o tenente-coronel Aritanã Lisboa.

O Promotor Paulo Avelar parabenizou a iniciativa do Comando do Batalhão e acredita no êxito das ações na área e no fortalecimento da parceria entre os gestores escolares e a Polícia Militar.
No início do ano, o Governo do Estado entregou cinco novas viaturas para as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) e ao Ronda Escolar. Há ainda outros investimentos que resultarão em um trabalho mais efetivo das ações da Polícia Militar no que se refere ao patrulhamento em áreas próximas de escolas.