Policiais militares do Distrito Federal participam de Estagio básico em Operações Rurais na PMMA

A Polícia Militar do Maranhão por meio da Diretoria de Ensino iniciou na tarde desta segunda-feira (30) o Estágio básico em Operações Rurais, com objetivo de apresentar técnicas de combate à criminalidade em áreas rurais para treze policiais militares da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF.

O Estágio terá a duração de uma semana com aulas práticas e teóricas. As aulas serão ministradas por monitores do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e por integrantes do COSAR da PMMA.

A abertura ocorreu no auditório do BPChoque no Quartel do Comando Geral, no Calhau, e contou com as presenças do subcomandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, do diretor de Ensino, coronel Ozório Bueno; do comandante do Batalhão de Operações Especiais, coronel Antonio Sodré, além dos oficiais, praças e instrutores do estágio.

O subcomandante da Polícia Militar no uso da palavra destacou a importância de experiências desse nível para elevar o grau de conhecimento e técnicas na atuação contra o crime organizado.

A aula inaugural foi ministrada pelo major Rodrigues em que apresentou a missão do COSAR e mostrou os resultados positivos da atuação do grupo na redução dos índices de assaltos a instituições financeiras em todo o Estado.

O COSAR da PMMA se tornou referência nacional no combate à criminalidade em áreas rurais, especialmente no combate a instituições financeiras e assaltos em rodovias, onde conseguiu reduzir de maneira significante esses tipos de crimes no maranhão.  Desde 2015 a PMMA já realizou quatro Curso de Operações e Sobrevivência em Áreas Rurais, onde formou oficiais e praças da PMMA e de coirmãs.

Durante o estágio os militares da PMDF acompanharão a rotina e aprenderão técnicas das operações em áreas rurais da PMMA por meio do COSAR.