Policiais Militares do Maranhão recebem treinamento para atuar na Força Nacional

FNSP

Cento e dois policiais militares de São Luís e do interior do estado participam da 61ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional de Segurança Pública. A aula inaugural, que ocorreu, nesta segunda-feira (3), no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PMMA, foi presidida pelo secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela e pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves.  Após o curso, os militares estarão aptos a compor o quadro da Força Nacional e desempenhar funções de Segurança Pública em qualquer ponto do território nacional, entre eles, podendo ser convocados para compor os quadros das forças de Segurança que irão garantir a tranquilidade dos jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

“ É a primeira vez que o Estado do Maranhão sedia este tipo de treinamento. Esta instrução aumenta o campo de conhecimento do servidor policial e isto é muito importante para o exercício da função. Ainda em relação aos ganhos teremos, também, um conjunto de pronta intervenção formados pela Forca Nacional para atuar em todo o estado e assim como reforçar a própria atividade nacional”, disse o secretário de estado de Segurança Pública, Jefferson Portela.

01
O INC tem como objetivo principal capacitar os policiais militares a desenvolver atividades de segurança pública em diversas modalidades, sendo acionados a cumprir o preceito constitucional de preservação da ordem pública em todo o país. O Maranhão foi contemplado com esse treinamento que propiciará benefícios para a instituição no campo do conhecimento, por meio de disciplinas com modernas técnicas de policiamento ostensivo, ministradas por instrutores oriundos de diversas unidades da Federação, inclusive do Maranhão.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, destacou a importância para o estado do Maranhão em sediar este tipo de treinamento. “ A realização dessa capacitação no Maranhão é resultado de uma articulação do Governo Flávio Dino com o Governo Federal, que além da capacitação, o governo do Estado tem buscado firmar outras parcerias  com o Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública na aquisição de novos equipamentos, entre elas, viaturas e armamentos, e assim prestar  um melhor serviço de qualidade de atendimento a população sempre da melhor forma possível”, pontuou.

Conteúdo

A capacitação será formada por aulas teóricas e práticas. No conteúdo programático, os alunos receberão noções de Antropologia, Direitos Humanos, Fundamentação de tiros, Policiamento Ostensivo geral, Ações em estabelecimentos prisionais, entre outras temáticas.

“ A INC é a porta de entrada ao colaborador que pretende prestar serviço pela Forca Nacional. Teremos um conteúdo abrangente que capacitará o profissional para atuar nas mais diversas missões independente da dificuldade e da modalidade de policiamento. Ao final do ‘INC’, cada policial militar do Maranhão que participou do curso vai estar preparado para atuar em qualquer situação ao qual for designado”, explicou o capitão da PM da Paraíba,  Flávio Silva dos Santos, que proferiu a palestra de abertura do curso.

Ainda de acordo com o capitão Flávio Silva, a Força Nacional necessita capacitar um número muito grande de efetivo policial, principalmente, para trabalhar em eventos macro, como é o caso, das Olimpíadas, no Rio de Janeiro.

Além da Polícia Militar, compõe o quadro da Força Nacional,  o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Criminal. O Curso se estende até o dia 21 de agosto.

Estiveram presentes ainda o coronéis Raimundo Sá,  José Frederico Pereira,  o subcomandante da PMMA e comandante do Policiamento Especializado, respectivamente; o coronel Celio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros, além de oficiais, praças e alunos.
02