Policiamento reforçado na festa de Marçal garante tranquilidade para brincantes e admiradores do boi de Matraca

Logomarca PM

No último dia oficial de festas da temporada junina 2015, brincantes e admiradores do bumba meu boi do sotaque de Matraca se encontraram, no bairro do João Paulo, na tradicional Festa de São de Marçal. Pensando na segurança e tranquilidade durante a festa, a Polícia Militar empregou mais de 350 homens distribuídos em varias modalidades de policiamento. As ações foram desencadeadas a fim de evitar o registro de ocorrências como roubos, assaltos, furtos, brigas, além de homicídios. Além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também estiveram presentes no planejamento de segurança do evento.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves da Silva, que esteve na Avenida São Marçal, juntamente com oficiais do Alto Comando da Corporação, acompanhou o andamento do plano de segurança, e viu que o público que se deslocou até o João Paulo aproveitou com muita tranquilidade as homenagens a São Marçal.
01
 “Durante todo o São João mobilizamos nosso efetivo para levar paz as festas juninas fazendo com que as brincadeiras transcorressem sem nenhuma intervenção criminosa.  Assim, foi feito também na festa de São Marçal, na qual distribuímos as equipes a fim de garantir que o cidadão tenha tranquilidade desde o deslocamento de sua residência, na apresentação dos grupos de bumba  meu boi e no retorno para suas casas e não seja  vítima de nenhum delito”, pontuou o comandante da Polícia Militar.

Homens do 9º BPM foram distribuídos em toda a extensão da Avenida São Marçal. Das torres de observação, militares acompanhavam a movimentação dos brincantes e do cidadão que foi prestigiar a festa no João Paulo.  Viaturas e motocicletas fizeram o patrulhamento nas ruas no entorno da Avenida São Marçal. De acordo com coronel Pedro Ribeiro, comandante do CPAM I, além do policiamento na Avenida onde ocorreu a festa, a PM deu uma atenção especial ao policiamento nas proximidades das paradas de ônibus e nas Avenidas Kennedy, Getulio Vargas e Franceses.

“Fechamos todo o perímetro do João Paulo a fim de evitar que ocorra algum crime durante a festa no João Paulo. Deslocamos equipes para toda a região a fim de garantir que fosse uma festa popular bastante bonita”, afirmou o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano I (CPAM 1).

 Militares do 1º, 6º, 8º, 13º, 21º BPM, da Companhia de Policiamento de Turismo (CpTur), além de homens do Comando de Policiamento Especializado (CPE)  também foram mobilizados para reforçar o policiamento durante a festa de São Marçal. Helicópteros do Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA) fizeram sobrevoo garantindo o patrulhamento aéreo de toda a região do João Paulo. Caso fosse verificada alguma ocorrência, as equipes que estavam em terra eram imediatamente avisadas a fim de conter o tumulto ou prender o criminoso.

A dona de casa Ana Sousa, de 46 anos, destacou a beleza da festa de São Marçal. “Venho todos os anos, pois gosto muito de bumba-meu-boi. Mas, este ano fiquei com receio de vim, mas ao chegar aqui pude perceber que além da festa está linda, estamos vendo policiais circulando entre a gente”, disse a moradora do Anil.

02