Programa de Preparação para a Reserva Ativa

Logomarca PM

A Polícia Militar do Maranhão, por meio do Centro de Assistência e Promoção Social (CAPS) apresentou na última sexta (24), no Auditório Coronel Bazola, localizado no Comando Geral da PMMA, o Programa de Preparação para a Reserva Ativa. O programa tem como objetivo acompanhar e preparar os policiais militares para o momento da aposentadoria e conta com o apoio do SEBRAE.

A necessidade de ações voltadas para esta importante etapa da carreira militar, a aposentadoria, foi o fator motivador do programa, conforme conta a maj Psicóloga Cristiane (responsável pela criação desenvolvimento e execução do programa) “Entrando em contato com policiais da reserva e aqueles que estavam na eminência de ir para casa, percebi que a transição para esta nova etapa nem sempre era uma tarefa fácil”. Sob o ponto de vista psicológico a transição para a aposentadoria é um pouco assustadora. Muitos aposentados se sentem improdutivos o que pode causar estresse, ansiedade e até depressão.

Ao longo do projeto serão apresentadas palestras com temas diversos, como: mudança de identidade, resgate de vinculo familiar; saúde e aposentadoria; educação financeira, dentre outros. Além de workshops, atividades grupais visando a integração e a troca de experiências bem como treinamentos em projetos pós-carreira e empreendedorismo. Englobando as áreas da saúde, família, aprendizagem, sociedade, diversão e planejamento.

A participação no programa é voluntária e terá duração de dois meses podem participar policiais que tenham 28 anos de serviço para os homens e 23 anos para as mulheres.

Logo na apresentação do projeto foi formada a primeira turma com 25 policias, gerando ainda excedente para a segunda, com aprovação de, aproximadamente, 80% de entre os presentes.
01