Programa educacional da PM recebe viatura do Consórcio Alumar

Logomarca PMA Polícia Militar do Maranhão (PMMA) recebeu no início da manhã de quarta-feira (25), a doação de um veículo Hilux SR, 4X4, do Consócio Alumar. O veículo dará suporte ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e ao policiamento da Ronda Escolar, projetos socioeducativos desenvolvidos pelo Comando de Segurança Comunitária (CSC) da Corporação.

O reforço da viatura é fruto do convênio firmado entre a PMMA e Consórcio Alumar com intermédio da Sociedade Amigos da Policia Militar (SAMPM). O convênio contempla também a aquisição de notebooks, projetores, tela de projeção, além de seis mil kits Proerd destinados para aplicação do programa nas escolas localizadas nas proximidades do consórcio.

01

Para o tenente coronel Silva Filho, coordenador estadual do Proerd, essas parcerias entre a iniciativa privada e as instituições de segurança e educação, é de grande importância na luta contra uma sociedade livre das drogas e da violência.

O secretário de Educação do Município, professor Geraldo Castro, destacou os resultados alcançados pelos projetos preventivos desenvolvidos pela PMMA. “A presença da PM nas escolas e nas comunidades consolida a união de várias forças no trabalho preventivo contra a influência do crime no ambiente escolar”.

O coronel Marco Antonio Alves da Silva, comandante geral da PMMA, disse que o veículo irá dar mais celeridade nas ações preventivas da PM nas comunidades do entorno da Alumar. O coronel lembrou que o programa é uma ferramenta que une Família, Escola e a PM, e este tripé conta hoje com o apoio do consórcio Alumar, que juntos buscam um objetivo único que é a educação de nossas crianças para que cresçam longe das drogas.
02
“Estamos aqui para colaborar com esta grande instituição de segurança que é a PMMA, o grupo Alcoa se preocupa dentro de sua politica de responsabilidade social sempre está buscando desenvolver projetos que visam à educação das nossas crianças e principalmente as que estão em volta das nossas empresas”, disse o diretor da Alumar, Nilson Ferraz.

Participaram também do evento, o subcomandante geral da Corporação, coronel Raimundo Nonato Sá, coronéis do alto comando, diretores, chefes de seções e comandantes de unidades, além da presidente da Sociedade Amigos da Polícia Militar (SAMPM), Eva Rufino e dos gestores do consórcio Alumar.

Mais

O Proerd é um Programa de Educação preventiva contra as drogas e a violência aplicado nas escolas, aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, com aulas aplicadas semanais, ao longo de um semestre letivo. Os educadores sociais são policiais militares que foram capacitados especificamente para essa atividade.

A Alumar (Consórcio de Alumínio do Maranhão) é um dos maiores complexos do mundo para produção de alumínio primário e alumina. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto Alcan e BHP Billiton. A Alcoa possui participação nos dois principais negócios do empreendimento: redução e refinaria.

A Alumar estrutura o seu modelo de negócios apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando no seu cotidiano critérios que asseguram o sucesso econômico, a excelência ambiental e a responsabilidade social.
03