Reunião na PM discute alinhamento de diretrizes de segurança Enem 2017

1Com a aproximação das datas de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio Enem 2017, dias 5 e 12 de novembro, a Polícia Militar do Maranhão promoveu na manhã de segunda-feira (16), no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, no Calhau, reunião de alinhamento com oficiais, da capital e interior, e órgãos/agências que participam do processo de realização do certame. Também foi discutida a operação que será desencadeada no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, PAES 2018.

A reunião contou com a presença do coronel Luis Eduardo Vaz, diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do delegado da Polícia Federal, Senhor Parente, do chefe de operações dos Correios, Senhor Boaz Tavares Lima, do tenente-coronel Borba Lima, comandante do 7º BPM (Pindaré Mirim), do coordenador estadual de Operações de Segurança do Enem 2017, tenente-coronel José Jessé Costa e demais representantes. Segundo o tenente-coronel Jessé as reuniões de alinhamento já aconteceram com os coordenadores setoriais dos polos de Caxias e Imperatriz.

O oficial lembrou ainda que houve o encontro com representantes dos correios da capital do Piaui, Teresina, que conduzirão os malotes das provas a algumas cidades maranhenses.

“Tivemos vários encontros que produzirão bons resultados que serão refletidos no sucesso da operação. Além de passarmos as orientações e procedimentos que deverão ser adotados para que se alcance uma padronização nas atuações durante as operações, trocamos experiências com a demonstração das ações de cada orgão”, explicou o tenente-coronel Jessé.

O ENEM é a segunda maior operação logística que ocorre a nível nacional, ficando atrás, apenas, das operações das eleições. Há vários anos a Polícia Militar do Maranhão tem sido requerida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, para dar apoio à guarda de malotes com provas, transporte destes malotes com escoltas aos veículos dos Correios e segurança dos locais de prova nos dias de aplicação do ENEM.