RONDA ESCOLAR DA PM CELEBRA 20 ANOS DE ATUAÇÃO NO ESTADO

Uma solenidade marcou os 20 anos de criação da Ronda Escolar, policiamento especializado da PMMA que em parceria com a secretaria de Estado da Educação – Seduc, atua no atendimento à comunidade escolar por meio de ações preventivas, ostensivas e educacionais em todo Estado do Maranhão.
Criada em 26 de maio de 1998 com a denominação de Geape – Grupo Especial de Apoio às Escolas, essa modalidade de policiamento em pouco tempo se consolidou como poderosa ferramenta que desde sua criação reduziu significativamente os índices de ocorrências nas instituições educacionais.

Segundo a coronel Maria Augusta, Comandante de Segurança Comunitária, os resultados positivos das ações da Ronda Escolar, são frutos da interação Polícia e Comunidade que trabalham juntas identificando, priorizando e resolvendo problemas vivenciados no ambiente escolar . “Polícia, comunidade escolar e família atuam juntas enfrentando vários problemas como a violência, o uso de substâncias entorpecentes, tráfico de drogas, bullyng, abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e outros”, explicou.
Durante a solenidade foram homenageados vários profissionais da educação do Estado e do município, além de integrantes do sistema de segurança pública, coronéis do alto comando, membros do programa Pacto pela Paz, comandantes de unidades, oficiais e praças pelos relevantes serviços prestados a Ronda Escolar. Policiais pioneiros na atuação da Ronda também foram homenageados pelo comando de Segurança Comunitária.

O Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, ministrou palestra com o tema “Cultura de Paz nas Escolas: a Eficácia da Modalidade Policiamento Comunitário Escolar”. O secretário enfatizou os resultados do programa e atuação da PM que tem sido um diferencial para a educação do Estado. “Além de garantir a segurança de todos nós, a PM tem deixado a marca da dedicação e amor em tudo que faz. A educação é uma das prioridades do governador Flávio Dino que está desenvolvendo um dos melhores programas de educação do país e a Ronda Escolar tem se destacado nas ações positivas”, disse o secretário.
Para a gestora da Unidade Escolar Cônego de Ribamar Carvalho, no bairro da Cohab, Davina Correa Jansen, a Ronda escolar tem sido parceira imprescindível para a educação. “Com a Ronda Escolar obtivemos avanços não somente na área da segurança com a contenção da violência escolar, mas resgatamos valores importantes para a formação do jovem que vêm de um ambiente familiar desestruturado”, ressaltou.

Tenente Bárbara Anireh, coordenadora setorial da Ronda Escolar, destacou a aplicabilidade do programa e êxito das ações desenvolvidas. “Diariamente desenvolvemos atividades com os alunos, gestores e familiares e essas ações fortalecem nossos objetivos como identificar e resolver problemas no ambiente escolar”, disse a tenente.
Ao final da solenidade após a exibição de um vídeo institucional dos 20 anos da Ronda Escolar, a coronel Maria Augusta parabenizou todos os policiais do policiamento escolar. “Agradeço aos policiais que fizeram e fazem parte da história não só na polícia militar, mas na vida de diversos estudantes, professores, famílias dos alunos, na comunidade escolar como um todo. O Comando de Segurança Comunitária tem orgulho de ter policiais tão compromissados e envolvidos com o serviço de policiamento comunitário escolar”, finalizou.