Sargento PM Josemberg Aquino é condecorado com medalha na Assembleia Legislativa do Maranhão

Em sessão solene realizada na quinta-feira (29), a Assembleia Legislativa condecorou com a Medalha de Honra ao Mérito Manoel Beckman os policiais militares coronel Eurico Alves da Silva Filho, major Pitágoras Mendes Nunes e o sargento Josemberg Aquino Barbosa, por solicitação do deputado Raimundo Cutrim.
O sargento PM Josemberg Aquino Barbosa, que trabalha no Centro Tático Aéreo – CTA,  recebe a maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão , por ser o primeiro praça a comandar aeronaves de asas rotativas  em uma unidade aérea de segurança pública em todo o Brasil.
Ao agradecer a comenda, o sargento agradeceu a honraria e confessou que os obstáculos foram grandes, mas serviram como estímulo para superar os desafios. “Essa homenagem feita pelo deputado Raimundo Cutrim com a concessão da maior comenda do Estado só faz estimular a gente a se superar. Confesso que a superação não foi fácil, mas estimulante”, disse.

Sargento PM Josemberg Aquino Barbosa

Ingressou nas fileiras da PMMA em 2001.
Trabalhou inicialmente na Companhia de Polícia de Turismo, hoje BPTur.

Em setembro de 2003 fez o Curso de Operações Aéreas – COA como tripulante operacional. Em fevereiro de 2004 ingressou no GTA onde atuou como Operador até setembro de 2011.

Trabalhou no 9° BPM no bairro da Vila Palmeira, atuando na Inteligência daquele Batalhão.
O referido policial decidiu investir em sua carreira, logo como o custo era alto demais, tomou a iniciativa de vender a sua casa e pagar a sua formação.

Após o curso de Piloto de Helicóptero, atuou na função de Policial de Inteligência e piloto Policial no IBAMA, entre março de 2012 a dezembro de 2014.

Em fevereiro de 2015 por meio do novo Diretor do CTA, coronel Ismael, o sargento Josemberg Aquino foi reincluído ao CTA na função de copiloto, mostrando aptidão, responsabilidade, habilidade para a função, acrescentando experiência adquirida no IBAMA e com amigos na qual o ajudaram em vôos domésticos no Maranhão.

Em setembro de 2015 após reunião de Conselho de Voo do CTA, sagrou-se comandante da aeronave, vindo a ser o primeiro praça piloto de helicóptero de um grupamento Aéreo Militar do Brasil.