Secretário de Segurança Pública recebe alunos do II CATE

CPE

O Secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela, juntamente com o comandante geral, coronel Frederico Pereira, recebeu na tarde de terça-feira (01), os alunos do II Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), no Quartel do Comando Geral, bairro do Calhau em São Luís.

DSC 2521

Os alunos do 2°CATE retornaram de dois estágios de adaptação à caatinga e antibomba realizados pelo BOPE e pelo BEPI (Ciosac), no Estado de Pernambuco.

DSC 2537

O comandante geral da PMMA, coronel Jose Frederico Gomes Pereira, agradeceu todo apoio do Governador do Estado, Flávio Dino, ao Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, pelo apoio dispensado na execução do curso e em outros cursos que a policia militar tem promovido, buscando treinamento e desenvolvimento dos integrantes da corporação para melhor servir a sociedade maranhense.

DSC 2587

O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, agradeceu aos alunos que vieram dos estágios, falando que eles são heróis estando na reta final de um curso difícil, onde o policial militar é testado nos seus limites físicos e intelectuais. O secretário agradeceu ao comando da PMMA por todo empenho e dedicação no planejamento estratégico de cursos de especialização dos policiais militares.

DSC 2595

II Curso de Ações Táticas Especiais

O II Curso de Ações Táticas Especiais tem a duração de 67 dias. Com o objetivo de capacitar policiais militares para o desempenho de missões que exijam especializações e doutrinas relativas às atividades de Ações Táticas Especiais, o curso é uma das ações de capacitação continuada da Diretoria de Ensino da PMMA e é realizado por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

No curso, os policiais serão treinados para enfrentar situações de alta complexidade, tais como: gerenciamento de crises, segurança de dignitários, mergulho, salvamentos aquático e em altura, atividades de resgate de reféns, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais e atividades de alto risco em zonas urbanas, rurais e de selva. Além dos treinamentos citados, o curso conta também com instruções de tiro de precisão, operações rurais, operações de assalto tático, operações aéreas, intervenção em presídios, ocorrências com explosivos e outras.