Sede do Comando de Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI-1), é inaugurada na cidade de Bacabal.

Screen Shot 02-08-18 at 07.29 PM
 
Aconteceu na manhã de quinta-feira (8), a inauguração da sede do Comando do Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI-1), que tem a frente o Coronel PM Eurico Alves da Silva Filho. O evento contou com as presenças do Excelentíssimo Dr. Saulo Everton (Secretário Adjunto de Segurança Pública), que na ocasião representou o Dr. Jefferson Portela; o Comandante Geral da PMMA, Coronel PM Pereira; Coronel PM Luongo, Subcomandante Geral da PMMA;  Comandante do Policiamento do Interior (CPI), Coronel PM Zózimo; o Coronel PM Eurico, Comandante do Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI-1),com sede em Bacabal; Tenente-Coronel Romulo, comandante do 15º BPM (Bacabal); Tenente-coronel PM Spíndola, Diretor Geral do Colégio Militar Tiradentes III (Bacabal); Major PM Ricardo, Comandante do 19º BPM (Pedreiras); Major Zadock, Comandante do 23º BPM (São Mateus do Maranhão); Major BM Janildo, Comandante do 6º BBM (Bacabal) e ainda estiveram presentes os Secretários municipais da cidade de Bacabal: Dr. Guedes (Administração) Senhora Fábia, (secretária de Ação Social de Bacabal); Dra. Janiele (Saúde), Gleidison Santos (Meio Ambiente), Paulo Campos (Cultura), senhoras Modesta, Sílvia e Célia (Secretaria da Mulher), Rogério Santos (Articulação Política),Secretário de Saúde de Vitorino Freire, Dr. Roberto; Dr. Jorge, Juíz de Direito da 3ª Vara da comarca de Bacabal; Dr. Elson Ramos, delegado Regional de Polícia Civil da cidade de Bacabal;  Dayane Carvalho (diretora do Caps), Raquel Morais (Caps); dos vereadores da cidade de Bacabal, Dr. Jeferson Santos, Herivelton Martins, Regilda Santos e Dr. Lula;  do empresário Expedito (Sucesso Magzine); senhor Cazuza (Gerente Geral do Armazém Paraíba) e sua esposa Bernúbia; empresário Márcio Gesso;  do prefeito da cidade de Alto Alegre do Maranhão, Maninho; Dr. Geyson (secretário de Planejamento e Finanças) de Lago Verde, que representou o prefeito Clidenor; senhor Valman (Secretário de Segurança Municipal) de Lago da Pedra; Dr. Roberto (Secretário de Saúde ) da cidade de Vitorino Freire, representando o poder executivo; Dr. Robson Nascimento (procurador Geral do município de Conceição do Lago Açu), que representou o prefeito Alexandre Lavepel, demais autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de convidados, demais autoridades  e da sociedade presente.

Screen Shot 02-08-18 at 07.29 PM 001
 
A solenidade teve início com a ministração da palavra de Deus com o Major Capelão PM Francisco raposo.
 
O QUE É O CPAI-1 – Subordinado ao Comando do Policiamento do Interior, o CPAI/1 é o órgão responsável pela preservação da ordem pública na região do Médio Mearim, competindo-lhe o planejamento, comando, coordenação, fiscalização e controle operacional e administrativo das unidades subordinadas, de acordo com as diretrizes e ordens do comando geral da corporação.

Screen Shot 02-08-18 at 07.29 PM 002
 
Atualmente o CPAI/1 é comandado pelo Coronel QOPM Eurico Alves da Silva Filho, conforme portaria nº 1005/2017-DP/2 de 26 de setembro de 2017, publicada no BG nº 215/2017. Também recentemente os CPAIS foram transferidos do município de São Luís para o interior do Estado, obedecendo as suas respectivas áreas de circunscrições. De acordo com o artigo 09 da Medida Provisória nº 264, de 18 de dezembro de 2017. O  comando abrange grandes cidades como Bacabal, Pedreiras, São Mateus do Maranhão, Lago da Pedra, Vitorino Freire, ao todo 27 cidades, cobrindo uma área aproximada de 17.943,203  km² e com uma população estimada em 566,577 mil habitantes, contando atualmente com 442 policias militares lotados.

Screen Shot 02-08-18 at 06.42 PM
 
Em sua fala o Coronel PM Eurico, agradeceu a presença de todos, em especial das autoridades e disse da satisfação em comandar o CPA-1, ressaltando a importante parceria com o governo municipal e que este comando irá facilitar a integração de três Batalhões, Bacabal, São Mateus do Maranhão e Pedreiras, onde, quem ganha com toda essa estrutura é a população.

Screen Shot 02-08-18 at 07.30 PM 002
 
O Secretário Adjunto da Segurança Pública e o comandante Geral da PMMA, coronel Pereira, enfatizaram  a parceria que reina entre as polícias militar e civil e falaram ainda dos investimentos feitos pelo governador Flávio Dino no quesito segurança pública, com a aquisição de novas viaturas, armamentos, e principalmente, na valorização dos policiais militares e civis.
 
O secretário de Articulação Política de Bacabal, Rogério Santos, que representou o prefeito municipal, enfatizou o fortalecimento da segurança pública em Bacabal e na região do Médio Mearim e disse que o município estará sempre a disposição das policias militar e civil que continuarão parceiras do poder publico municipal.
 
Em seguida as autoridades fizeram o descerramento da placa alusiva a inauguração do Comando de Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI-1)