Segundo dia de atividades do I Fórum de Segurança Pública e IV Seminário do CFO

APMGD

As atividades I Fórum de Segurança Pública e IV Seminário do Curso de Formação de Oficiais desenvolvidas no auditório do Palácio Henrique de La Roque, nesta quinta-feira (05), contemplaram palestras e mesas redondas, compostas por militares locais e estados vizinhos, professores das instituições de ensino superior maranhenses, representantes das secretárias de estado e promotoria estimulando o diálogo entre os participantes e palestrantes.

1

 

A primeira palestra do dia contemplou o tema “Sistema Nacional e de Proteção e Defesa Civil”, ministrada pelo Coronel José Ananias Duarte Frota, do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará. Na oportunidade, apresentou aos participantes a forma como a defesa civil está organizada no Brasil e, consequentemente, a forma de atuação da mesma nos estados da federação. Trouxe aspectos históricos da formação das Ligas de Corpos de Bombeiro Militar; destacou a existência do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Debates; além da importância do diagnóstico e preservação contra desastres.

2

 

A mesa redonda “ Mediação de conflitos em casos de violência doméstica na sociedade democrática de direito”, mediada pelo Major do Corpo de Bombeiro Militar Cleiton Cruz do Espírito Santo, propôs ao público discutir um tema em voga na atualidade, a violência contra a mulher. As debatedoras apresentaram, a partir de seus universos de atuação e experiências de trabalho, os principais pontos a serem melhorados quando se trata de mediação dos conflitos que envolvem mulheres e violência doméstica. Participaram do debate a professora doutora Maria Mary Ferreira, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas da UFMA e coordenadora do Fórum Maranhense da Mulher; a Chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Maria Helena Veiga; a Promotora da Mulher, Selma Martins; a comandante da Segurança Comunitária, a Coronel Maria Augusta de Andrade; e a Subcomandante da Academia de Bombeiro Militar “Josué Montelo”, Major Laurinalva Nívea Ferreira Melo Silva.

À tarde, os trabalhos continuaram com a realização da palestra Gerenciamento em Ocorrências de Segurança Pública, ministrada pelo Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Paulo Timóteo Portela Ramos. Na exposição ressaltou a necessidade de utilizar um sistema integrado de gerenciamento de ações que possibilite aos membros de uma equipe multidisciplinar ou com formações distintas unidade de procedimento e ação, potencializando resultados positivos na resolução de uma crise.

Finalizando as atividades do dia, a mesa redonda “Formação e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública: capacitar para melhor servir ”, mediada pelo professor mestre José Antônio Ribeiro Carvalho, trouxe as diversas experiências dos centros de formação de profissionais de segurança pública do Maranhão, apresentadas pelos gestores desses espaços e acompanhadas da visão de operadores da área de segurança pública. Partilharam de suas experiências os tenentes coronéis Raimundo Andrade de Araújo, da Polícia Militar, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, e o Gerson Celso Amorim Carvalho, Diretor de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros; a diretora da ACADEPOL, Aurélio Queiroz Filho; a Diretora de ensino do Centro de Capacitação da SEMUSC, Lucileide Gomes da Silva; e o Professor de Direito e coordenador do Núcleo de Estudos do Estado, Segurança Pública e Sociedade.

3

A programação do I Fórum de Segurança Pública e do IV Seminário do Curso de Formação de Oficiais continua no dia 06 com a realização de debates e exposição de pôsteres dos estudantes inscritos.