Seminário debate Segurança Pública em São Luís

logo 179 p

Visando  promover  debates acerca do serviço prestado pela polícia militar  com a filosofia de policiamento comunitário em parceria com a sociedade civil e apontar, de forma conjunta, práticas  para o enfrentamento do crime e da violência teve início, nesta quarta-feira (16), no auditório da Associação Comercial do Maranhão – Centro de São Luis,  o II Seminário de Segurança Pública do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO PMMA). O espaço de debates é fruto de uma parceria da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Este ano, o Seminário teve como tema central: “Segurança Pública em Foco:uma questão para além da polícia”.
01
“ Este seminário fortalece os servidores da Segurança Pública, pois oportuniza a cada policial ter uma formação continuada. É necessário que se entenda que não é só na Academia, que o servidor policial tem que buscar conhecimento e sim durante toda sua carreira, desde o ingresso até a aposentadoria”, pontuou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Ainda de acordo com o chefe da pasta da Segurança Pública debater, em um seminário, temas gerais e específicos da ação policial e inserir outros órgãos e instituições no ciclo de debates traz como resultado uma prestação de serviço de qualidade.

Programação

Durante três dias, alunos do CFO, lideranças comunitárias, membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil-seccional Maranhão discutirão, de acordo com as teorias científicas, a problemática da segurança pública no âmbito nacional e local a fim de apontar possibilidades para a otimização do trabalho policial.  As atividades se estendem até o próximo dia 18.

O coronel Marco Antônio Alves, comandante geral da Polícia Militar, afirmou a importância da construção de um conhecimento, que referencie para um olhar, de que Segurança Pública se faz além da estrutura da atividade policial. “ É um espaço onde vamos refletir a relação entre a polícia  e outras esferas sociais, de modo que se perceba a importância da atuação da sociedade em geral na segurança pública e ainda da união de esforços de varias instituições, onde cada um contribui com o seu papel nesse processo de construção”, disse o comandante geral da PMMA.
 02
Alunos do CFO, lideranças comunitárias, membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil-seccional Maranhão participaram do evento.

Palestras

A palestra  de abertura com o tema “A crise do Estado e a Segurança Pública”  foi ministrada pela professora doutora da Universidade Federal Fluminense, Jacqueline de Oliveira Muniz. No segundo momento, o tema “ Olhares sob Segurança Pública nos órgãos de segurança no Maranhão. Os desafios para promover a Polícia Comunitária: relatos e experiências no Maranhão” foi debatido também no primeiro dia de evento. Além destes,   “Direitos Humanos na Polícia”; “Estado, políticas de segurança pública e cidadania”; “Violência, mídia e empoderamento” também serão debatidos.

Programação (quinta-feira dia 17):

MANHÃ
08h: Mesa Redonda 2:“Direitos Humanos na Polícia”;
– ProfªDrª Jacqueline de Oliveira Muniz;
– Cel, QOPM Marco Antônio Alves (Comandante geral da PMMA);
-Dr. Paulo Silvestre Avelar da Silva (promotor de Educação);
– Cel. QOPM Antônio Roberto dos Santos Silva.

10h-12h: “Integração das forças de Segurança Pública na promoção da Segurança Comunitária”;
– Cel QOPM Jorge AlenLoungo;
-Cel QOCBM Célio Roberto Pinto Araujo;
– Del PCMA Marcio Henrique Teixeira Araújo.

14h -16h: Mesa Redonda 4: “ Estado, políticas de Segurança Pública e cidadania”;
– Prof.Dr. Marcio Alexandro Correia(UFMA);
– Dr. Mario Macieira ( Presidente da OAB/MA);
– Prof. Dr. Francisco José Araújo (UEMA).

16h30: 3º Conferência: “Integração e interconexões  das esferas sociais com a Segurança Pública”;
Prof.Dr. Pedro Paulo Bicalho.