Soldados da Ronda Escolar da 2ª USC são homenageados por estudantes no Coroadinho

SAO LUÍS – Na última quarta-feira (05), às 09h, alunos da Escola Comunitária Pimpolho, localizada na Avenida Brasil, no Bairro do Coroadinho, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela equipe da Ronda Escolar da 2ª Unidade de Segurança Comunitária (USC), promoveram um café da manhã e a entrega de cestas aos soldados Braga e Priscilla, que estiveram nos últimos dois meses visitando a escola e desempenhando atividades educacionais.

A iniciativa de homenagear os policiais partiu dos professores, supervisores e, especialmente, dos jovens alunos, que durante conversa com a supervisora Martyellen, confessaram sentir a ausência dos agentes de segurança na escola, já que ambos passaram a exercer novas funções na unidade.

De acordo com a direção desde a implantação deste policiamento educacional houve uma melhora no comportamento dos alunos. Apesar de estarem seguros na escola, do lado de fora eram alvos fáceis de criminosos do bairro. Segundo relatos lhes eram oferecidos bebidas alcoólicas e surgiam convites a frequentar festas voltadas para o público adulto. No entanto estes jovens estão traçando caminhos opostos após os trabalhos destes policiais, obtendo êxito em competições internas voltadas para avaliação de conhecimento e se destacando nas premiações individuais de sala.

Para os soldados da 2ª USC o reconhecimento é gratificante. A soldado Priscilla afirma que “a presença policial nas escolas é essencial, pois contribui para afastar estes jovens da marginalidade e serve para que entendam a importância dos valores éticos e morais para o bom funcionamento da sociedade”.