Solenidade marca formatura da 22ª turma de oficiais da PMMA

42 novos policiais militares concluíram o Curso de Formação de Oficiais – CFO. A formatura aconteceu no inicio da noite de sexta-feira, 26, no pátio externo do Quartel do Comando Geral no Calhau, em São Luis. O evento seguiu os protocolos de prevenção ao Covid-19, definidos pelo Ministério da Saúde e pelas portarias sanitárias estabelecidas pelo Governo do Estado do Maranhão.

Para o aspirante Barros, concludente do curso, foi um sonho concretizado, um tempo de muito aprendizado e muitas experiências produtivas que levará para toda carreira policial militar. “Não foi fácil, desde o vestibular até o exame de aptidão física, momentos de muita dedicação, disciplina e comprometimento, atividades acadêmicas e estágios supervisionados, agradeço ao Criador, minha família, meus amigos, instrutores, coordenadores e comandantes” disse o aspirante.

O Comandante Geral, coronel Pedro Ribeiro, disse que a academia Gonçalves Dias é fundamental na formação de novos oficiais e que os novos aspirantes trabalharão integrados ao sistema de segurança pública, empregados no serviço operacional e administrativo das unidades da Polícia Militar do Maranhão, em parceria com a polícia civil e instituições públicas e privadas. Ao final, o coronel agradeceu todo o empenho e dedicação dos integrantes da academia que contribuíram na formação dos novos oficiais que servirão a sociedade maranhense.

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, disse que o governo do estado não tem medido esforços no investimento e estruturação da corporação e os novos comandantes e líderes agora formados, contribuirão no combate a criminalidade no estado do Maranhão, não havendo nenhuma possibilidade de trégua ao crime e que todos tenham uma vida leve e digna, espelhando-se em bons exemplos como homens e mulheres honrados. O secretário agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos na formação.

Sobre o Curso de Formação de Oficiais

A Polícia Militar do Maranhão – PMMA, por meio da Diretoria de Ensino – DE e do órgão que lhe é subordinado, a Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” – APMGD, unidade de ensino superior da corporação, vem formando, aperfeiçoando e especializando seus oficiais com base na filosofia do respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana, bem como no reconhecimento de seus profissionais, objetivando, assim, atender e servir ao cidadão em seu grau máximo de excelência.

O Curso de Formação de Oficiais da PM é fruto de um convênio de mútua cooperação técnico-científica firmado com a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e é reconhecido pelo MEC, através da resolução nº 195 do Conselho Estadual de Educação, de 25 de maio de 2000. Atualmente, possui uma estrutura curricular com duração de quatro anos, divididos em oito períodos letivos, com carga horária de 5.190 horas-aula, compreendendo disciplinas do núcleo comum, ministradas na UEMA no período vespertino, e disciplinas do núcleo específico, ministradas na APMGD no período matutino, bem como disciplinas do núcleo livre, cabendo à APMGD a responsabilidade pela integralização de 63% de toda a carga horária do CFO, existindo ainda o Estágio Prático Supervisionado, que é realizado nas Unidades Policiais Militares – UPM da região metropolitana de São Luís e do interior do Estado, para os Cadetes nos 2º, 4º, 6º e 8º períodos.

Ao final do CFO, o Cadete é declarado aspirante a oficial PM e, após seis meses de Estágio Probatório, é promovido ao posto de 2º Tenente PM, iniciando a sua carreira no oficialato da gloriosa Polícia Militar do Maranhão. Ao longo de seus 27 anos, a APMGD, em parceria com a UEMA, formaram 638 Oficiais, sendo: 594 do Estado do Maranhão, 25 do Estado do Piauí, 05 do Estado do Acre, 04 do Estado do Ceará e 10 do Estado de Sergipe, todos diplomados como Bacharéis em Segurança Pública, habilitados a desempenhar a nobre missão de Guardiões da Sociedade.