Ten Coronel Rômulo é o novo Comandante do 15º BPM. Coronel Eurico assume o Comando de Policiamento de Área do Interior 1

15º BPM

Nesta quinta-feira (05) realizou-se a passagem de comando do 15º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade de Bacabal. O Tenente-coronel PM Rômulo Henrique Araújo Costa é o novo comandante. Em contrapartida o Coronel PM Eurico Alves da Silva Filho, que anteriormente estava no comando do 15º BPM assumiu o Comando de Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI 1), que terá abrangência em pelo menos 25 municípios, incluindo, Bacabal. A cerimônia iniciou às 19h e foi realizada na sede do Batalhão, o evento foi presidido pelo Coronel PM Zózimo Paulino da Silva Neto.

1

 

Participaram ainda do evento o secretário de Articulação Política do município, Rogério Santos, que no ato representou o prefeito de Bacabal, José Vieira Lins e os demais secretários: o senhor Ramiro, Assessor Especial da prefeitura de Bacabal; Dr. Guedes (Administração), Paulo Campos (Cultura), Gleidson Santos (Meio Ambiente); os vereadores Coronel Egídio Amaral, professor Maninho, Irmão Leal e Regilda Santos. Também estiveram presentes o delegado Regional de Polícia Civil de Bacabal, Dr. Elson Ramos; o capitão QOBM Warley, comandante do 6º BBM de Bacabal; Dr. Marcelo, delegado de polícia; senhora Daniele Miranda, diretora da 5ª Ciretran de Bacabal; Capitão PM Leila, diretora-adjunta do Colégio Militar; professor Sebastião, representante da secretaria de Mulher; Maria Eliene, do Conselho Tutelar, autoridades civis, militares, eclesiásticas, empresários e convidados.

A tropa formada foi comandada pelo Capitão PM Araújo. A Banda Santa Cecília também esteve presente.  O ato teve início com a leitura dos atos administrativos do comando da Polícia Militar do Maranhão, de exoneração e nomeação dos comandantes substituído e substituto. Em sua fala o Coronel PM Eurico, agora comandante do CPAI 1, falou sobre a satisfação em ter sido comandante do 15º BPM, onde agradeceu a todos os seus integrantes pela cooperação com o seu comando.  

2

Também enfatizou o empenho de todos quando conseguiu reduzir os índices criminais em toda a área do 15º BPM, principalmente nos crimes contra a vida. Os índices caíram em 41 por cento na cidade de Bacabal e em 53 por cento na área do BPM. Sob o seu comando, quadrilhas foram desarticuladas, centenas de veículos roubados ou furtados, foram recuperados; além de armas e drogas apreendidas. “Eu agradeço de coração a ajuda de cada um dos senhores para que estes índices fossem alcançados”, disse o Coronel PM Eurico.

O coronel PM Eurico também foi agraciado com a “Medalha Batalhão de Suez”. A iniciativa foi do vereador Coronel Egídio Amaral.

3

O novo comandante do 15º BPM, Tenente-coronel Rômulo Henrique Araújo Costa, também usou da palavra e falou da satisfação em assumir o comando do 15º BPM, e pediu aos seus novos comandados, a ajuda, o empenho, a vontade, o compromisso de todos em prol da segurança pública. “Eu peço a todos vocês que ajudem este comando. E friso ainda mais: aquele que pede ajuda, tem que estar pronto e disposto a também ajudar. O meu gabinete estará 24 horas a disposição de todos os senhores como também da população bacabalense e da região”, concluiu.

4

Quem é o Tenente-Coronel Rômulo

Rômulo Henrique Araújo Costa, Tenente-Coronel PM, nasceu em 25 de julho de 1976, na cidade de São Luís – MA. É filho de José Ribamar Costa e Maria de Jesus Araújo Costa. Casado com dona Simonia Maria dos Santos Costa com a qual têm dois filhos: Saulo Yuri dos Santos Costa e Samuel Yrion dos Santos Costa.

Formação Acadêmica

Bacharel em Segurança Pública – Uema (1996); Bacharel em Teologia – Faculdade de Teologia Hokemã (2013); Bacharel em Direito – Universidade Ceuma (2013); Pós-graduado em Docência do Ensino Superior – Faculdade Cândido Mendes (2002); Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal – Faculdade Damásio (2016)

Cursos Militares

Curso de Especialização Em Segurança Pública – PMPB (2008); Curso de Tiro Defensivo Método Giraldi – PMMA; Curso de Força Tática – PMMA (2016); Curso de Multiplicador Em Direitos Humanos – PMMA; Curso de Auditoria e  Controle Externo – Academia Coronel Walterler – Natal (2014)

Atividades Desenvolvidas

Comandante da 4ª Cia do Bptran (1997 a 2001); Comandante de Pelotão  do CFSD PM (2001 A 2002); Sub Chefe da Diretoria de Pessoal 3  (2003 a 2006); Ajudante de Ordens do Governador Jackson Lago (2007 a abril de 2009); Secretário da Comissão de Promoção de Praças da PMMA (Abril de 2009 a dezembro de 2013); Assistente do Subcomandante Geral da PMMA (2011 a 2013); Assistente do Sub Chefe do Estado Maior Geral da PMMA (Agosto a dezembro de 2014); Comandante da 8ª Companhia Independente sediada na cidade de Itapecuru-Mirim (Janeiro de 2015 a 04 de outubro de 2017)

Condecorações

Agraciado com as medalhas de Serviço Policial Militar de 10 e 20 anos de bons serviços prestados à PMMA; Agraciado com a Medalha de Mérito Operacional da PMMA; Agraciado com a Medalha Brigadeiro Falcão – Maior comenda da PMMA; Agraciado com a medalha de Mérito Policial da PMPI – Maior comenda daquela coirmã.