Tenente Josiel Sousa conclui fase presencial do Curso de Instrutor de Educação Física no Rio de Janeiro

DSC 1045

Na tarde de quinta-feira, 25, o diretor de ensino da PMMA, coronel Laércio Ozório Bueno, recebeu em seu gabinete do 1º tenente Josiel Sousa da Silva.

O coronel Ozório, parabenizou o tenente Josiel Sousa pela conclusão da terceira fase do Curso de Instrutor de Educação Física no Exército Brasileiro o “Calção Preto”, como é chamado o curso. Essa fase do curso teve a duração de um ano na Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx abordando a seguintes disciplinas: fisiologia humana, anatomia humana saúde e qualidade de vida, e as disciplinas da área de: Biociências, Ciências da saúde humana, Treinamento físico desportivo, Desporto de combate, desportos individuais, Desportos militares, Desportos terrestres coletivos. O tenente teve ainda que apresentar um trabalho de conclusão do curso, além de realizar dois estágios curriculares.

DSC 0101

“É a realização de um sonho, fazer o curso de educação física do Exército Brasileiro o ‘Calção Preto’. Foram muitas noites de sono perdidas e suor derramado para concluir o curso, além da saudade da família e dos amigos. Espero retribuir a PMMA o investimento feito em mim, trabalhando na preparação física, saúde e qualidade de vida da tropa”. Disse o oficial.

DSC 0076

Sobre o Curso de Instrutor de Educação Física do Exército

O Curso de Instrutor de Educação Física tem por objetivo habilitar oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência para ocupar cargo e exercer funções relativas ao planejamento, direção, organização, coordenação, controle e condução da prática da Educação Física no âmbito do Exército Brasileiro, envolvendo as atividades de treinamento físico militar (TFM), treinamento desportivo e condução das sessões de educação física nas diferentes organizações militares (OM) e estabelecimentos de ensino (Estb Ens) que compõem os Sistemas de Educação Superior Militar, de Instrução Militar e o de Educação Preparatória e Assistencial do Exército Brasileiro.

Tem como público alvo os tenentes e capitães não aperfeiçoados de carreira das Armas, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência, podendo incluir o mesmo universo de oficiais para as demais Forças Armadas, Forças Auxiliares e das Nações Amigas e, em caráter excepcional, civis portadores de diploma de curso superior na área, indicados por instituições de interesse do EB, propostos pelo DECEx e aprovado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército.

O Curso é realizado em 4 (quatro) fases nas modalidades de ensino presencial e de educação à distância, a 1ª fase – realizada por meio de aproveitamento de créditos dos cursos de graduação/formação ministrados Academia Militar das Agulhas Negras, a 2º fase – realizado nas organizações militares de origem, no 2º semestre do ano A-1, na modalidade de educação à distância (EAD), com duração de 16 (dezesseis) semanas,  a 3ª fase – realizada na modalidade presencial na EsEFEx no ano A e durante o mês de janeiro do ano A+1, e tenha duração de 51 (cinquenta e uma) semanas, a 4ª fase – realizado, por meio da EAD, nas organizações militares de corpo de tropa ou em estabelecimentos de ensino de formação e/ou graduação, onde os alunos forem classificados após a conclusão com aproveitamento da 3ª fase, e tenha duração de 26 (vinte e seis) semanas.