Concurso de toadas e homenagens ao sargento Ruy Maranhão no 1º dia do Arraial da PMMA
Quem foi ao primeiro dia do Arraial São Sebastião, nessa quinta-feira, 20 de junho, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no Calhau, assistiu a uma grande homenagem ao sargento “Ruy Maranhão”, músico da Banda de Música da PMMA, compositor, arranjador e cantador de toadas, que faleceu em 17 de março deste ano.
O concurso de toadas de orquestra “Ruy Maranhão” foi promovido pelo comandante- geral da corporação, coronel Franklin Pachêco Silva, que é autor de várias composições de toadas cantadas por diversos grupos de Bumba Meu Boi e folclore do Maranhão. Para o coronel Franklin, é uma justa homenagem a um grande artista do nosso estado. “Ruy Maranhão além de ter sido um policial exemplar, deixou um legado inegável e brilhante para a cultura popular maranhense”, declarou o comandante-geral.
Outro momento da festa foi a entrega da medalha Brigadeiro Falcão, maior comenda da PMMA, a todos os integrantes da mesa julgadora: Luiz Henrique Bulcão, Ubiratan de Sousa, Raimundo Nonato Azevedo (Mestre Nonato) e o jornalista Joel Jacintho. Também foi homenageada a esposa do saudoso Ruy Maranhão, a senhora Maria do Socorro Almeida. Quanto ao concurso de toadas, foram onze finalistas, que se apresentaram com o apoio da Banda de Música da PM.
1º Lugar: Música Sonho Iluminado, interpretada por Gilvan Moura Lima de Araújo, o Gil Mocidade;
2º Lugar: Música Coração Cantador, com o autor e intérprete Alex Brasil;
3º Lugar: Música Trilhos Errantes, interpretada por Manuel Baião de Dois.
Ruy Maranhão foi colaborador do Boi de Nina Rodrigues e era cantador titular do Boi de Upaon- Açu. Esses dois grupos se apresentaram em homenagem especial ao seu ilustre artista. Também se apresentou o Bumba Meu Boi Brilho do SESC.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |