Encerramento do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária

destDiversos operadores da Segurança Pública estiveram reunidos na manhã dessa terça-feira, 30 de julho, no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, em São Luís, para fecharem o Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária (CNMPC), promovido pelo governo federal, em parceria com o governo do Estado.

Foram formados 29 (vinte e nove) alunos representantes da PMMA, Bombeiros Militar e Guarda Municipal que concluíram o curso com o tema “Crack, é possível vencer”.

Prestigiaram o evento o coronel Roberto Silva, secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP/MA, representando o secretário de segurança Aluísio Mendes; Alberto Franco, secretário de Assuntos Estratégicos do governo do Estado, representando o chefe da Casa Civil João Abreu; o coronel Edilson Moraes, subcomandante da PMMA, representando o comandante geral, coronel Franklin Pachêco; o coordenador do Proerd, parceiro do programa “Crack, é possível vencer”, tenente-coronel José Ribamar Pereira da Silva Filho, o tenente-coronel Ozório Bueno, que responde pelo comando do Policiamento Metropolitano, o professor Porfírio Guerra, da Universidade Estadual do Maranhão; o tenente-coronel BM Nepomuceno, representando o comandante geral do CBMMA, coronel Wanderley Pereira; o secretário municipal da segurança com cidadania, Breno Galdino, e o delegado Mauro Rocha, diretor da AISP.

O que é o programa?

Lançado pelo governo federal em parceria com o governo do Estado, o programa tem a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. Tem por objetivo aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação.

Observada a lei n° 11.343/2006, o programa reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos. As ações são organizadas em três eixos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridade.

A meta é que ao final de 2014 as redes de atenção à saúde, assistência social e as ações de prevenção nas escolas sejam ampliadas, fortalecidas e, sobretudo, integradas, aumentando e melhorando sua capacidade de acolhimento aos usuários de drogas e apoio a familiares; que estas redes contenham profissionais de saúde, educação, assistência social, lideranças comunitárias capacitadas no tema e com programas de prevenção nas escolas em execução; e que espaços urbanos, anteriormente ocupados com cenas de uso do crack, comecem a ser revitalizados, trazendo mais segurança às comunidades.

Também é meta a integração das operações das forças de segurança pública dos três níveis de governo, equipados para o combate ao tráfico e repressão aos traficantes.

A 1ª edição do curso iniciou no dia 1º de julho, com cerca de 35 alunos, nas dependências do Colégio Militar 2 de julho, na Avenida dos Franceses, contando com integrantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, onde no decorrer de 30 dias tiveram disciplinas diversas dentro do cronograma disponibilizado pelo Ministério da Justiça.  Vinte e nove alunos concluíram o curso com aproveitamento.