Gabinete Militar realiza Ação Social no Bairro de Fátima

destO evento foi comandado pelo Gabinete Militar do Governo do Estado, com apoio de vários órgãos e encerrou com casamento comunitário.

A comunidade do Bairro de Fátima participou da II Ação Cívico-Social (ACISO) realizada pelo Gabinete Militar do Governo do Estado em parceria com diversas entidades e órgãos públicos na Associação Carente São Benedito, proporcionando a crianças, jovens e adultos atendimento e importantes serviços para a garantia da cidadania. O evento se iniciou às 9h de sábado (31) e foi encerrado com a celebração de casamento comunitário no início da noite.

Durante todo o dia, várias pessoas tiveram acesso a atendimento do Procon, da Defensoria Pública, do Programa de Aposentados (PAI), Conselho Tutelar, Cozinha Brasil, CRAS, EGMA, Viva Cidadão, Sebrae, Promotoria Itinerante. Além disso, a criançada pode participar de oficinas lúdicas e de reciclagem e de outras atividades recreativas. Muitos também aproveitaram para cuidar da beleza e cortar o cabelo. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também participou da ação, fazendo o agendamento para o recadastramento biométrico dos cidadãos.

“A gente tentou proporcionar à comunidade acesso à saúde, com a participação de médicos voluntários em varias especialidades. Ao longo da ação, também distribuímos sopão, lanche para as crianças e uma tonelada de peixe”, disse o chefe do Gabinete Militar, coronel José de Ribamar Vieira.

O vice-governador Washington Oliveira prestigiou o evento e elogiou a iniciativa, frisando que a ação aproxima o poder público da sociedade. “Vim acompanhar a participação intensa da comunidade na ação social. A presença da população é interessante, pois a gente vê o voluntariado, as pessoas do bairro atuando efetivamente, o que leva a um espírito de solidariedade entre todos”, disse.

Outra atividade desenvolvida durante a II Ação Cívico-Social foi o desfile de roupas confeccionadas com materiais reutilizados. A produção foi da artesã Selma Campos, de 52 anos, moradora do Bairro de Fátima. Foram produzidas seis peças, como vestidos de jornais, garrafas pet e saco de estopa. “Esse trabalho não tem nenhum fim lucrativo. Minha intenção foi mostrar que é possível fazer as coisas sem agredir o meio ambiente”, afirmou a artesã que levou um mês para produzir as peças.

Casamento Comunitário

13No início da noite, seis casais da comunidade celebraram a união conjugal em um casamento comunitário. Para eles uma oportunidade de oficializar a relação que mantinham há muito tempo. O vigilante Rafael Rocha e a professora Ticiane Araújo foram um exemplo. Juntos há 15 anos e com dois filhos, o casal concordou em participar do casamento comunitário como forma de fortalecer e solidificar o sentimento de um pelo outro.

“Para mim é gratificante poder estar aqui hoje. Esse documento oficializa o respeito mútuo que temos um pelo outro. Sempre foi meu sonho casar de branco. E ainda mais aqui, na Associação Carente São Benedito, onde dou aulas no educandário”, regozijou-se a noiva ao lado do marido e dos filhos, após o sim diante da juíza. Depois da celebração do casamento, houve sorteio de presente para os casais, entre eles colchão e utensílios para o lar.

01 02 03
04 05 06
07 08 09
10 11 12