PERSONALIDADES MILITARES E CIVIS CRIAM A ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM

Reunidos em Assembleia Geral, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão no Complexo Policial Militar do Calhau em São Luís, capital do Estado Maranhão, em um clima de agradável cordialidade, um grupo de policiais militares e personalidades destacadas da sociedade maranhense, criaram a ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM.

A Academia será designada “A Casa do Brigadeiro Falcão” que será o seu patrono. A iniciativa partiu do coronel da Reserva Remunerada Carlos Augusto Furtado Moreira que há muito, sonhava com um sodalício cultural que pudesse integrar os militares estaduais e que após realizar o convite a mestres e doutores universitários, escritores e artistas policiais militares, desejaram esses, que personalidades possuidoras de laços fraternos com a PMMA, também compusessem a confraria, onde passaram a realizar reuniões de alinhamento.

Na noite do dia 05 de junho foi realizada a Assembleia Geral que contou com a presença dos doutores e mestres universitários, coronel Raimundo Gomes Meireles, coronel Raimundo de Jesus Silva, tenente-coronel Carlos Frank Pinheiro de Oliveira, major Wermeson Pinheiro Barbosa, major Antônio Roberto dos Santos Júnior, dos escritores e historiadores coronel Francisco Sousa, coronel Wilmar Maciel Mendes, coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, tenente-coronel Sebastião Bispo Lopes, sargento Ebnilson Costa Carvalho, dos artistas plásticos capitão Manoel Lobato de Oliveira, tenente Afonso Celso do Nascimento, sargento Gilmar Vale Frazão. Também participou da criação, Desembargador Federal e professor Alberto José Tavares da Silva e Professor Francisco Marialva Mont’Alverne Frota (membros da Academia Maranhense de Letras, Dr. Raimundo Ferreira Marques (da Academia de Letras Jurídicas), Professores Laércio Marques do Nascimento Filho (mestre universitário) e José Olímpio da Silva Castro (ambos da UEMA), Poeta Pedro Ivo de Carvalho Viana e do Dr. Clésio da Gama Muniz (promotor de justiça) e estiverem representados, o coronel Jorge Allen Guerra Luongo (Comandante Geral da PMMA) pelo coronel PM Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis e o Juiz Fuad Alexandre Amate (ex-Auditor Militar).

Aprovado o Estatuto da nova entidade, a Diretoria foi aclamada e empossada para o triênio, ficando assim composta: Presidente: coronel Furtado, Vice-Presidente: coronel Jesus, 1º Secretário: Prof. Olímpio, 2º Secretário: sargento Frazão, 1º Tesoureiro: coronel Maciel, 2º Tesoureiro: Pedro Ivo, Diretor Social e de Relações Públicas: sargento Ebnilson e Diretor de Patrimônio: Prof. Laércio.
Conselho Fiscal: Prom. Clésio Muniz, tenente-coronel Frank e tenente-coronel Lopes.
Conselho Consultivo: Dr. Alberto Tavares, Dr. Raimundo Marques e Prof. Marialva Mont’Alverne.

Na oportunidade foi escolhido, pelos membros fundadores, entre sete sugestões apresentadas, o brasão da confraria de autoria do artista sargento Frazão.

Com o objetivo social de apoio ao desenvolvimento cultural, a AMCLAM buscará:
I – Estimular, reconhecer, fomentar e valorizar a ciência, letras e artes em todos os níveis;
II – Incentivar e motivar os militares estaduais na produção de obras científicas, literárias e artísticas;
III – Desenvolver o viés artístico em todos os gêneros;
IV – Resgatar e ampliar a história das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão;
V – Defender e perpetuar as tradições militares, maranhenses e brasileiras;
VI – Cultuar o vernáculo, a literatura e arte nacional;
VII – Promover parcerias constantes e fraternas com as instituições e sodalícios da literatura e da cultura e da arte.
VIII – Intercâmbio com centros de atividades culturais brasileiros e internacionais.

A posse dos Acadêmicos está marcada para o dia 20 deste mês de junho, a ocorrer no salão do Grêmio Lítero Recreativo Português, na Praça João Lisboa.