Comando da PM faz esclarecimento sobre reintegração de posse na comunidade do Cajueiro
O Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) esclarece que nas primeiras horas do dia doze de agosto do ano em curso, na Comunidade Cajueiro, localizada na Vila Maranhão, zona rural de São Luís, deu cumprimento a uma ordem judicial de reintegração de posse, obedecendo a todos os preceitos legais vigentes em nosso Ordenamento Jurídico Pátrio. A ação envolveu várias instituições, entre elas: Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Corpo de Bombeiros entres outras. As guarnições garantiram a segurança das Instituições e das pessoas que estavam na área reintegrada.
Felizmente a missão constitucional da PMMA foi realizada com êxito e não houve casos classificados como grave.
Os integrantes da PMMA possuem treinamentos baseados nas Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial que prioritariamente buscam preservar a vida e segurança da sociedade maranhense e de integrantes da corporação. A PM sempre com profissionalismo cumpre as missões. Conforme os procedimentos legais, policiais militares estiveram anteriormente e participaram de diversas reuniões com os moradores daquela localidade e outras autoridades, informando sobre os trâmites legais que estavam sendo adotados e solicitando a desocupação voluntária e amigável.
A corporação, dentro da legalidade, auxiliou nessa reintegração de posse cumprido ordem judicial que garantia a posse da área ao legitimo dono. Destaca-se ainda , que em nenhum momento houve uso de força desproporcional por parte dos integrantes da Polícia Militar envolvidos na ação. Para evitar conflitos, os moradores foram também cientificados que a retirada compulsória seria realizada em caso de desobediência à ordem judicial.
A PMMA continua a desenvolver o que a lei e a sociedade lhe confia com segurança, eficiência e credibilidade.
O Comando da PMMA sempre disponibiliza o que for necessário para colaborar com informações das ações policiais. Sobre o caso que a imprensa teria ficado afastada da área de reintegração, o comando esclarece que é uma medida técnica de segurança, determinar locais para públicos e profissionais específicos, para garantir a incolumidade física das pessoas envolvidas entre eles os profissionais da imprensa. Porém em nenhum momento os profissionais da imprensa foram impedidos de realizar o seu trabalho.
A Polícia Militar do Maranhão está a disposição para quaisquer informações e questionamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secompmma@gmail.com ou pelo fone 098 – 2016-8435.