Na tarde da última segunda (04/10) por volta das 16h30 o CIOPS passou a informação, via rede de rádio, que na rua da Paz, Centro de são luís havia ocorrido vários disparos de arma de fogo e que o autor havia alvejado um cidadão e mantinha refém duas pessoas.
Policiais militares do 9º BPM que atuam na área deslocaram-se imediatamente para o local e constataram a veracidade dos fatos. De imediato, foi feito o isolamento do local pelo Coordenador de Policiamento da Unidade (Tenente Júlio Cesar) que deu início às negociações, posteriormente o capitão Pacheco (subcomandante do 9° BPM) assumiu o comando das negociações.
O suspeito exigia a presença da imprensa e do seu advogado para se entregar. Após algumas horas de negociações com a PM, ele se entregou e foi encaminhado para delegacia de plantão central das cajazeiras juntamente com a arma utilizada no crime, uma pistola PT 58 (calibre ponto 380) com duas munições intactas, uma deflagrada e um aparelho celular de cor preta e marca LG danificado pelo próprio conduzido, ele vai responder pelo crime de latrocínio. Outros 2 suspeitos também participaram da ação e conseguiram fugir. A policia militar está realizando incursões para localizar e prender esses outros suspeitos.
Uma das vítimas foi atingida por disparo de arma de fogo, sendo levada para o Hospital a fim de passar por procedimento cirúrgico no hospital Djalma Marques (Socorrão I). Já na madrugada desta terça não resistiu ao ferimento indo a óbito.
A ocorrência foi acompanhada e coordenada pelo Comandante do BOPE (Coronel PM Nilson Marques) e pelo Comandante do 9º BPM (tenente-coronel PM Wellington). Durante a crise o Batalhão de área (9º BPM) teve apoio do BOPE, do Esquadrão Águia do BPCHOQUE e do Batalhão Tiradentes.