PMMA homenageia policiais femininas no Dia Internacional da Mulher

Uma manhã de comemoração, alegria, motivação, empoderamento e muita descontração, marcou a celebração do dia Internacional da Mulher, na Policia Militar do Maranhão. Nas primeiras horas da manhã de terça-feira, dia 8, a Corporação em parceria com a Universal nas Forças Policiais (UFP) realizam uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com palestras, momentos de oração e café da manhã.

A solenidade aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral da Instituição, no Calhau, e começou com momentos de oração de agradecimentos dirigidos pela capelania militar da PM, em seguida as homenageadas assistiram palestras ministradas pela coronel Edilene Soares, pela tenente-coronel Edhyelem Almeida (ambas da PMMA) e pela senhora Mariana Reis (UFP). O evento foi transmitido por videoconferência para as demais unidades da PM no interior do estado.

As palestrantes abordaram os aspectos históricos da importância do ingresso das mulheres na PM e ressaltaram a forma especial que elas desempenham a função de policial. Lembraram também dos momentos de dificuldades e conquistas com o ingresso das primeiras mulheres na corporação, destacando a coragem e a vontade de vencer as barreiras do preconceito.

As falas das palestrantes afirmaram que as mulheres são parte integrante na construção de uma sociedade íntegra, justa e de boa índole e as policiais femininas, exercem um papel importantíssimo na organização da Polícia Militar do Maranhão

O subcomandante geral da PMMA, coronel Markus Lima, na ocasião representando o comandante geral da Corporação, coronel Pedro Ribeiro, parabenizou todas as mulheres pelo seu dia, em especial as policiais militares que hoje ocupam várias funções na corporação e estão presentes em todas modalidades de policiamento no compromisso de servir a sociedade maranhense.

Mensagem

   “Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe sua roupa de viver” (Clarice Lispector).

A competência levou a Mulher a conquistar espaços, ganhar respeito e a sonhar mais. Hoje, as mulheres estão presentes em todos os setores da sociedade, na Polícia Militar do Maranhão as mulheres ocupam lugares estratégicos na administração e na área operacional. As policiais femininas são parte integrante na construção de uma sociedade íntegra e justa, exercendo um papel importantíssimo na organização da Instituição Polícia Militar do Maranhão, desde sua primeira inclusão nas fileiras da PM, no ano de 1982, o desejo das mulheres de ingresso na corporação só aumentou.

Hoje, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher, é uma data especial que lembra e simboliza a força, perseverança, coragem e conquistas destas valorosas mulheres. Um dia para reconhecer a dupla jornada de trabalho, mãe, esposa, filha e policial.

Enfim, parabenizamos todas as mulheres pela sua dedicação, responsabilidade, e compromisso com a Instituição e com a população maranhense. Vocês embelezam e deixam nossos quartéis mais perfumados.

Feliz dia das Mulheres!