Solenidade no teatro João do Vale comemora 20 anos de atuação do Proerd no Maranhão

Uma grande festa marcou os 20 anos de aniversário do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), programa de prevenção primária aplicado pela Polícia Militar do Maranhão nas escolas a alunos da Educação Infantil e do 5º ano do Ensino Fundamental.

A festa iniciou no início da tarde de quinta-feira (9), no Teatro João do Vale, na Rua da Estrela, Centro, de São Luís (MA), com uma vasta programação que contou com apresentações artísticas culturais, folclóricas, apresentação de alunos, entrega de placas e homenagens aos parceiros do programa. Também aconteceu a apresentação da Banda de Música da PMMA.

Estiveram presentes no evento o secretário de segurança Pública, coronel PM Silvio Leite, o comandante geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra, o subcomandante Geral da Corporação, coronel Aritanã Lisboa, a comandante do Comando de Segurança Comunitária (CSC), tenente-coronel Edhyelen Almeida, oficiais do alto comando da PM, instrutores Proerd, alunos e convidados.

O secretário de segurança Pública, coronel PM Silvio Leite, durante sua fala citou dados estáticos destacando a importância do Proerd na formação dos jovens maranhenses. “Nosso trabalho social desenvolvido pela PM por meio do Proerd é de fundamental importância para prevenir o uso de drogas e combater atos de violência entre os nossos jovens”, disse o secretário. Coronel Leite finalizou sua fala afirmando que irá buscar parcerias para intensificar o Proerd nos municípios do Maranhão.

O comandante Geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra, iniciou sua fala parabenizando todos os envolvidos, alunos, familiares e a equipe de educadores do Proerd e destacou a importância do trabalho social realizado pela PM junto à comunidade escolar, pais e crianças. “O Proerd é um programa social que vem dando certo, pois é construído sobre o trinômio FAMÍLIA, ESCOLA E POLÍCIA”, construindo assim uma formação positiva no futuro das nossas crianças” relatou o coronel.

Segundo a Comandante de Segurança Comunitária, tenente-coronel Edhyelen Almeida, a formação dos alunos do Proerd é possível por meio da parceria existente entre a Secretaria Segurança do Estado por meio da Polícia Militar do Maranhão e as Secretárias Estadual e Municipal de Educação e o Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR), que vem fomentando a prevenção primária ao uso de drogas e prática de violência nas comunidades escolares.

MAIS SOBRE O PROERD

O Proerd é aplicado em 140 cidades do Maranhão e já formou mais de 450 mil estudantes. O programa consiste na atuação do Policial Militar em sala de aula, ministrando instruções semanais para crianças das séries iniciais, 5° e 7° ano do ensino fundamental, das redes pública e particular de ensino durante um semestre letivo. As ações auxiliam os alunos e policiais no desenvolvimento de lições, oferecendo estratégias preventivas para a comunidade escolar.

É uma ação conjunta entre Polícia Militar, Escola e Família, no sentido de prevenir o uso de drogas e prática de violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.