Policiais militares iniciam o 1º Curso de Operações Especiais (COESP), em São Luis

Sessenta e quatro policiais militares iniciaram na manhã desta sexta-feira (03), o Curso de Operações Especiais (COESP), que é o curso de cunho tático operacional de maior envergadura no âmbito das polícias militares no Brasil, não somente pela exigência intelectual, física e psicológica demandadas do aluno durante o curso, mas principalmente por seu objetivo que é formar um profissional capacitado para atuar em missões de alta complexidade.

A aula inaugural do curso aconteceu nesta sexta-feira (3), no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís-MA e foi ministrada pelo secretário de Segurança, coronel Silvio Leite.

Pela primeira vez o COESP acontecerá no Maranhão, sendo promovido pela secretaria de Estado de segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Maranhão.

A solenidade foi presidida pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli; e contou com a participação do Comadante-geral da PM, coronel Emerson Bezerra; do presidente da Câmara Municipal de São Luis, Paulo Victor; do coronel Márcio Roberth, comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, além de oficiais do alto comando da PM, de integrantes da Polícia Rodoviária Federal – PRF; e agentes do sistema de segurança pública do Maranhão.

Essa edição conta com 64 alunos selecionados, após as fases de testes de aptidão física e psicotécnicos que iniciaram com 109 alunos. Após três meses de treinamento intenso, os alunos concludentes serão chamados de os novos “Caveiras”.

Além dos policiais do Maranhão, participam também do Curso, policiais dos Estados de Santa Catarina, Piauí, Tocantins, Roraima, Amazonas, Pernambuco e Ceará.

O 1º COESP acontece sob a coordenação do capitão Nasser Bezerra, direção adjunta do coronel Cutrim Santos e direção geral do coronel Nilson Ferreira.

O curso inclui treinamentos teóricos e práticos por meio de disciplinas de tiro de combate e de alta precisão, contraterrorismo, ambientes confinados para resgate de reféns, ações táticas especiais; ações antibombas e contra bombas; intervenção em rebeliões de presídios entre outras instruções.

Os alunos também participarão de módulos e estágios em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Bahia, além de realizar visitas nos Estados de Tocantins, Piauí e Santa Catarina.

Como parte da programação houve homenagens especiais aos pioneiros nas operações especiais no Estado, com destaque ao coronel veterano Antônio dos Santos Sousa, que foi o primeiro caveira do Maranhão e ao capitão Francisco Eleudo de Lima.

Aconteceu também entrega de certificados como reconhecimento e da faca operacional, símbolo das forças especiais em todo o mundo, que denota coragem, honra e justiça.

Para o secretário de Segurança, coronel Silvio Leite, o Coesp representa um marco histórico na segurança do Maranhão. “O COESP é um alto investimento que representa um marco na história da segurança pública do Estado. Prepara seus policiais para atuarem nos cenários mais difíceis e complexos”, disse.

O coronel Emerson Bezerra, Comandante-geral da PMMA, destacou a qualidade e preparo da equipe de instrutores e importância da realização do curso. O comandante ressaltou ainda redução histórica do número de homicídios e delitos no Maranhão. “Estamos colhendo os frutos de importantes investimentos na capacitação, treinamentos e aperfeiçoamento dos nossos policiais; o Maranhão é destaque nacional graças a grande redução do número de homicídios e outros delitos”, finalizou.