DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS -DIAE PRENDE INDIVÍDUOS DURANTE ‘OPERAÇÃO PAZ’ EM BARREIRINHAS

Na operação Paz, a Polícia Militar do Maranhão, através da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos – DIAE, realizou levantamentos de inteligência que culminou com a prisão de 5 indivíduos, sendo 04 por força de mandado de prisão, além de apreensão de 10kg de drogas e 04 armas de fogo, as ações foram desenvolvidas nos municípios Barreirinhas, Urbano Santos e Belágua.

Para atender a dinâmica da operação Paz, a Diretoria de Inteligência direcionou as equipes Bravo II e Delta I para a região dos lençóis maranhenses. Ao longo de vários dias foram realizados levantamentos de inteligência e no dia 04 (segunda-feira), por volta das 07h, as equipes cumpriram 02 mandados de prisão na cidade de Barreirinhas, em desfavor de S. P. S. e J. M. F., pelos crimes tipificados nos artigos 157, 180 da Lei 2848 e artigo 33 da Lei 11343, respectivamente.

No mesmo dia, por volta das 11h, no povoado Santarém, em Barreirinhas, os agentes de inteligência após o uso de técnicas operacionais conseguiram identificar e localizar o indivíduo C. X. S., e apreenderam 4 (quatro) armas de fogo e 10 kg de substância análoga a maconha. O indivíduo ao perceber a ação policial tentou evadir-se, jogando por cima do muro uma pistola calibre .40, de numeração suprimida, com carregador e munições, mas foi contido.

Durante essa prisão foi apreendido além da pistola .40, um revólver calibre 38, uma arma de fabricação artesanal (calibre ignorado), uma arma de fogo do tipo Hellboy de fabricação artesanal (calibre 12), 2 munições de .40 intactas e 11 munições de calibre 12 intactas; 10 kg de substância semelhante a maconha (dez peças prensadas em forma de barra), uma porção esfarelada de uma substância branca, aparentando ser cocaína, um caderno contendo anotações supostamente relacionadas ao tráfico de entorpecentes, um rolo de plástico insulfilm e duas balanças de precisão, além de um celular Azul da marca Samsung.

            Na manhã desta quarta-feira (06), em continuidade a Operação Paz, as Equipes da Diretoria de Inteligência, Bravo II e Delta I, cumpriram dois mandados de prisão, um na cidade de Urbano Santos, onde foi preso W. M. N. pelo crime tipificado no artigo 121, da Lei 4.858 (homicídio), e um na cidade de Belágua, onde foi preso I. S., prelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343 (tráfico de drogas). Os conduzidos e os materiais ilícitos apreendidos foram apresentados na Delegacia para as providências decorrentes.