Governador Carlos Brandão homenageia profissionais do sistema de segurança pública do Maranhão

Dezenas de profissionais que integram o sistema de segurança pública do Estado foram homenageados pelo governo do Estado, na manhã desta sexta-feira (15), em solenidade que aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão.

Os atos de homenagem e agradecimento vêm após a pasta da segurança pública se destacar pelos avanços na redução da criminalidade em todo o estado. No último mês de agosto, o Centro de Liderança Pública (CLP), divulgou o raking de Competitividade dos Estados de 2023, destacando o avanço do Maranhão, que subiu 5 posições no último ano.

O resultado de estudos recentes correlaciona com as estatísticas que mês a mês mostraram queda nos indicadores de criminalidade no Maranhão, como crimes letais violentos intencionais (CVLI).

Outro ponto importante foi apontado pelo jornal inglês Daily Mail, um dos mais tradicionais da Inglaterra, que colocou o Maranhão no 7º lugar no raking nacional e o 2º do Nordeste com a melhor segurança pública, além de ressaltar que nenhuma cidade maranhense aparece na lista das cidades mais violentas do mundo.

O evento contou com as presenças do governo do Estado, Carlos Brandão; do secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins; do delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva; do comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel. Célio Roberto, da perita-geral da Perícia Oficial do Maranhão, Ana Kelly Bastos, além da cúpula de todas as instituições do sistema de segurança.

Durante a cerimônia foram entregues 41 certificados a profissionais da segurança pelo destaque operacional do primeiro semestre deste ano. E também homenageamos nossas Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, CTA, Perícia, Ciops e Inteligência.

Em sua fala o governador disse “Uma homenagem de gratidão a cada profissional do nosso sistema de segurança pública, que tornou possível ao Maranhão subir da 14ª para a 7ª posição nacional no quesito segurança, de acordo com o CLP.”.