Polícia Militar promove 1º Curso de Gerenciamento de Crises

A Polícia Militar do Maranhão deu início nesta segunda-feira (25), ao 1º Curso de Gerenciamento de Crises que visa capacitar o policial para agir em um evento crítico que exige uma resposta especial dos órgãos de segurança na busca de uma solução aceitável para o problema.

A turma conta com trinta e dois alunos entre oficiais da Polícia Militar do Maranhão, oficiais da PM do Piauí, oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, policiais civis do Grupo de Resposta Tática – GRT, policiais penais, um policial civil do Piauí, além de oficiais e praças do BOPE.

A aula inaugural do curso aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em São Luis, e contou com as presenças do subcomandante geral da PMMA, coronel Ivaldo Barbosa;  do subchefe do Estado Maior da PMMA, coronel Nilson Ferreira; do representante do GAECO, o promotor de justiça do Ministério Público, Fernando Berniz; além de coronéis do alto comando, delegados da Polícia Civil, do comandante de Missões Especiais, tenente-coronel Wellington de Araújo e do comandante do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, major Leonardo Oliveira. Também esteve presente o coronel veterano Luiz Eduardo Vaz primeiro oficial da Instituição a se formar em Gerenciamento de Crises e Negociação Policial com Reféns. O coronel Vaz é responsável por difundir os conhecimentos dentro da PMMA, sendo referência, não apenas no Estado do Maranhão, mas também fora do Estado.

O 1º Curso de Gerenciamento de Crises terá a duração de 21 dias e abordará as disciplinas em diversos temas como Gerenciamento de Crises em Movimentos Sociais, Gerenciamento de Crises em Ambientes Prisionais, Alternativas Táticas e Organização de Cenários Críticos, Atividade de Inteligência Voltada para Ocorrências de Crise, Combate ao Novo Cangaço e Uso de Tecnologias e Geolocalização em Ocorrências Críticas, Psicologia Aplicada ao Gerenciamento de Crises e Estratégia Comunicacional nas Ocorrências de Alta Complexidade.

O curso representa mais um investimento na área da segurança pública e tem a finalidade de fazer frente à criminalidade, oferecendo os conhecimentos necessários para atuarem nas mais diversas crises policiais que envolvem vidas humanas, fornecendo à população maranhense a garantia de uma solução técnica aceitável, preservando vidas e aplicando a lei.

Para o subcomandante geral da PM, coronel Ivaldo Barbosa, o curso representa mais um grande investimento da secretaria de segurança pública por meio da PMMA. Os policiais formados serão multiplicadores do conhecimento tão importante na resolução de eventos críticos. “Este Curso tem os melhores instrutores na área de gerenciamento de crises, o que representa a qualidade na formação dos policiais que estarão preparados para agir nos eventos críticos de natureza diversa”, pontuou.   

Conhecendo um poco da história do Curso de Gerenciamento de Crises

O tema Gerenciamento de Crises foi criado no Estados Unidos diante de várias ocorrências registradas com tomadores de reféns (TR), também chamados de Causadores de Eventos Críticos (CEC).

Pensando em preparar os seus policiais e demais membros do sistema de segurança, o FBI e as instituições policiais começaram a formatar um protocolo de atendimento que pudesse fazer frente às ações criminosas existentes à época.

Para eles, crise policial ou evento crítico é um evento crucial que exige uma resposta especial dos órgãos de segurança na busca de uma solução aceitável para o problema.

No Brasil, este conceito e treinamento chegou na década de noventa e no Estado do Maranhão, o conceito de Gerenciamento de Crises chegou no ano de 1998, por meio da Escola de Governo, tendo como instrutores Oficiais da Polícia Militar da Bahia.

Em 2001, a Academia de Polícia Civil do Maranhão realizou também outro Curso de Gerenciamento de Crises, Considerado este, o primeiro curso voltado especificamente para a atuação policial, com oficinas e treinamentos específicos.

Daquele período até os dias atuais a disciplina passou a integrar as grades curriculares dos cursos regulares da PMMA, graças ao trabalho de vários Oficiais e Comandantes, entre eles o então Capitão QOPM Vaz, primeiro oficial da Instituição a se formar em Gerenciamento de Crises e Negociação Policial com Reféns, e responsável por difundir os conhecimentos dentro da PMMA.

Dentre os cursos que já tiveram a disciplina de Gerenciamento de Crises incorporados, temos o Curso de Especialização em Segurança Pública (SEGESP), Formação de Oficiais (CFO), de Subtenentes de Sargentos, entre outros.