Sistema de Segurança do Maranhão deflagra Operação Enem 2023

Neste domingo (5), acontecerá a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2023) em todo o país.

O sistema de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), desencadeará a Operação Enem 2023. A PM atua de forma integrada com a Polícia Federal, Polícia Civil, Correios e Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O plano da operação foi discutido em várias reuniões com representantes das outras instituições envolvidas no certame, com a finalidade de alinhamento das operações de segurança e logística que ocorrerão em todo o Estado. Na ocasião cada instituição apresentou seu plano de operação. No encontro também foram apresentadas as ações de ostensividade do policiamento preventivo na capital e interior do Estado, visando à garantia da ordem pública preservando o sigilo e aplicação das provas.

Segundo o coordenador geral da Operação Enem 2023 na PMMA, coronel Nilson Ferreira, serão 544 locais de prova na capital e interior, onde serão empregados no policiamento mais de mil policiais militares, além dos que realizarão a escolta dos veículos dos Correios que transportam os malotes das provas.

O comandante geral da PMMA, coronel Paulo Fernando, informou que a operação tem como objetivo a segurança na logística de distribuição das provas aos locais de realização do certame. As ações visam coibir quaisquer anomalias que venham impedir o perfeito desenvolvimento do ENEM em todo Estado do Maranhão.