Instituto Soldado Fernandes Pantera promove a 2ª edição da Colônia de Férias, na PMMA

Foram cinco dias de muita alegria, aprendizagem, disciplina e aventura para duzentas crianças e adolescentes que participaram da Colônia de Férias Soldado Fernandes Pantera, que aconteceu do dia 15 a 19 de julho, no Complexo do Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, em São Luís.

O evento que está em sua 2ª edição foi promovido pelo Instituto Soldado Fernandes Pantera, que tem como presidente e fundadora, Tati Fernandes.

Todos os dias a programação iniciava 8h no ginásio de esportes da PM e encerravam às 16h, com intervalos para lanches e almoço.

Segundo Tati Fernandes, os trabalhos iniciavam a partir das 7h15 com a chegada das  primeiras crianças que eram recebidas pelos monitores. “Os participantes foram divididos em pelotões com seus respectivos comandantes para facilitar o controle e, também, a aplicação das atividades e instruções”, disse a coordenadora.

O Comandante-geral da PM, coronel Paulo Fernando, visitou a Colônia de Férias e foi recebido com muita alegria pelas crianças . O Comandante conversou e respondeu a várias perguntas dos participantes.

Uma das aulas iniciais foi a de ordem unida que é um conjunto harmonioso, cadenciado e equilibrado dos movimentos de marcha. Após a apresentação inicial no ginásio, as crianças partiam para as atividades internas ou externas, realizadas nas próprias unidades da Polícia Militar. Também aconteceram atividades esportivas, tirolesa, rodas de capoeira e zumba.

Nas visitas às unidades operacionais, a meninada teve a oportunidade de conhecer as instalações dos aquartelamentos e dia a dia da atividade policial. Os policiais demonstraram equipamentos e viaturas utilizadas nas ações policiais.

No Batalhão de Choque, conheceram os equipamentos utilizados pelos policiais e puderam interagir com os cães adestrados.

Nas instalações do Centro Tático Aéreo – CTA, foram demonstrados os equipamentos e as aeronaves e, também, receberam informações de como é realizado o policiamento de rotina do Centro, como patrulhamento aéreo, salvamento e resgate.

Já no 1º Regimento de Polícia Montada – 1º RPMont (Cavalaria), foram apresentadas as instalações como a Baia (local onde ficam os cavalos), itens e acessórios utilizados pelos policiais e nos cavalos.

Para Guilherme Kzam, 10 anos, foram dias inesquecíveis de muita aprendizagem e diversão. “Além da disciplina e ordem unida, foram dias de muita alegria e brincadeiras, além de aprendermos a fazer muita coisa importante para nossa vida”, finalizou o participante.

O tenente Nheyder, do Corpo de Bombeiros, um dos coordenadores do evento, destacou a participação dos Bombeiros em diversas atividades, como instruções de nós e amarrações, trilhas e outras.  Os Bombeiros proporcionaram um momento de grande alegria com a chegada de uma viatura de combate a incêndio, o Auto Bomba Tanque.  Os militares demonstraram o funcionamento da viatura e os itens utilizados nas ações de resgate, combate a incêndios e atendimento em acidentes.

E não podia faltar o tradicional “Batismo”, momento em que os bombeiros militares acionam o jato da mangueira de combate a incêndio  em direção a criançada.