Confraternização e homenagens marcam 25 anos da turma CFSd ano 1993
Um dia de confraternização e homenagens marcaram os 25 anos do Curso de Formação de Soldados – CFSd do ano de 1993, os barra 93, como são conhecidos. A festa aconteceu no sábado (5) no clube do SESI Araçagy, em São Luis e reuniu os policiais da turma formada em São Luis, familiares e convidados.
Por meio do CFSd/93 ingressaram na PMMA mais de mil novos soldados, que foram formados e distribuídos por todas unidades do Estado. Em São Luis, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, o Curso foi comandado pelo coronel Cantanhede e coordenado pelo 1º tenente Ubirajara. Com a duração de sete meses, contou com sete pelotões com 50 homens cada. “Fomos preparados e instruídos com muita galhardia e desenvoltura, por isso deixamos nossa marca de profissionalismo, perspicácia e a disciplina como diferenciais”, explicou o integrante da turma, subtenente Gideon Sousa.

Como parte da programação houve a mensagem religiosa ministrada pelo sargento Cleonaldo e homenagens aos policiais reformados, aos afastados por problema de saúde e aos oficiais que foram comandantes de pelotões. Os policiais, familiares e convidados também participaram de um almoço com música ao vivo e do corte do bolo alusivo a data. Um dos momentos emocionantes foi a homenagem aos policiais falecidos.
Prestigiaram a festa o coronel Barcelos, diretor de Apoio Logístico da corporação, o tenente-coronel Santos (integrante da turma), chefe da 4ª seção da PM, além de familiares e convidados da turma barra 93.
Para o coronel Barcelos, a festa além de confraternizar, traz lembranças importantes da época do curso. “Essa festa é um momento ímpar de confraternização e de união da turma que compartilha momentos de alegria que marcaram suas vidas, além de agradecer pelos 25 anos de serviço da nobre missão de proteger a sociedade”, pontuou o coronel.
“Tenho honra de ser dessa turma que ao longo dos 25 anos se orgulha de seus heróis e grandes conquistas”, ressaltou o tenente-coronel Santos.
Para o subtenente Célio da Silva Dias um dos organizadores do evento, o reencontro serviu par fortalecer ainda mais o grupo. “Hoje foi um dia de festa, de alegria e boas lembranças; esse evento nos fortalece ainda mais para continuarmos unidos”, destacou.