PM’s são capacitados para atuar no Centro de Integrado de Atenção Psicossocial da SSP
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu início nesta terça-feira (15) a primeira etapa do processo de implantação do Centro Integrado de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas (CIAP-ad). A meta é que em janeiro de 2014, o CIAP-ad esteja em completo funcionamento. Participam desta etapa, que é Curso de Capacitação na área de Dependência Química, cerca de 320 profissionais, entre policiais civis, militares e bombeiros. Os alunos estão distribuídos em oito turmas.
O local, que será uma referência no atendimento especializado ao policial, desenvolverá ações de atuação com foco na prevenção e no restabelecimento da saúde física, mental e social dos profissionais da Segurança Pública em situação de dependência de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). O espaço físico esta sendo viabilizado pela SSP. Inicialmente, o centro funcionará em um prédio locado pelo órgão.
A coordenadora, Daniela Prazeres, explicou ainda que a capacitação formará profissionais da área de saúde que irão compor as equipes multidisciplinares do centro. Elas irão atuar na prevenção, abordagem e tratamento e ainda formar os multiplicadores que serão responsáveis em expandir os conhecimentos técnicos e identificar os profissionais que necessitam de tratamento.
Nessa primeira etapa vários PM’s estão participando. Segundo a major Cristiane, psicóloga da equipe do CAPS da PMMA, a união das forças de segurança do estado e a troca de conhecimentos com os colegas e instrutores resultará em um CIAP-ad de altíssimo nível onde o dependente encontrará a melhor solução para a sua saúde física e mental.
As aulas estão sendo ministradas por professores e especialistas do Instituto Sapiens Vitae de São Paulo (SP). As palestras trabalham temáticas sobre Técnicas de Prevenção, Técnicas de Identificação e Técnicas de Tratamento.