PMMA inicia 5ª turma do Curso de Operações e Sobrevivência em Área Rural – COSAR

A Polícia Militar do Maranhão por meio da Diretoria de Ensino e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) iniciou nesta segunda-feira (11), o V Curso de Operações e Sobrevivência em Área Rural (V COSAR). A solenidade de abertura do curso aconteceu no início da noite no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, no Calhau, e foi presidida pelo coronel Jorge Allen Guerra Luongo, comandante geral da PMMA.

Prestigiaram o evento o diretor de Ensino da Corporação, coronel Laércio Ozório, o diretor do Curso, coronel Frederico Pereira, o comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Marques Neto, o comandante do BOPE, coronel Antônio Sodré, o comandante do 24º BIS, tenente coronel Sousa Filho, o secretario de Segurança e Cidadania de São Luís, Hérico Coqueiro, representante do Corpo de Bombeiros, integrantes das Forças Armadas e da Guarda Municipal de São Luís, comandantes de unidades da PM, convidados, instrutores, além de Oficiais e Praças da PM.

Segundo informações do diretor do Curso, coronel Frederico Pereira, o 5º Cosar terá duração de 45 dias com aulas práticas e teóricas. A turma é formada por 43 alunos, sendo policiais militares do Maranhão, além de um policial militar do Piauí, um Guarda Municipal, um Bombeiro Militar e um policial civil do Maranhão. O oficial informou ainda que uma das fases do curso acontecerá no 52º Batalhão de Infantaria de Selva, em Marabá-PA.

A palestra da Aula Inaugural do Curso foi proferida pelo coronel Pereira com o tem “Novo Cangaço”.

Para o coronel Jorge Luongo, o objetivo do curso é qualificar policiais para atuarem no combate à ação de quadrilhas e, principalmente, enfrentar e inibir assaltos a agências e instituições financeiras em todo o Estado. Os policiais do COSAR também agem em invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo.

O comandante geral da PM, finalizou destacando a importância das instruções, dos cursos de operações especiais e dos grupamentos especializados. “A capacitação continuada ainda é a nossa melhor arma, hoje quem já passou pelo COSAR faz parte da tropa de elite da Instituição”. Disse o coronel.